Tribuna Ribeirão
Saúde

SUS traz carretas de
oftalmologia para RP

Duas fotos: Fernando Gonzaga
Três carretas do Ministério da Saúde estão equipadas com consultórios e centro cirúrgico: primeira etapa prevê cerca de 120 atendimentos



Carretas do programa Agora Tem Especialistas com foco em consultas oftalmológicas e cirurgias de catarata

Ribeirão Preto foi contemplada com a etapa-piloto do programa Agora Tem Especialistas, projeto inovador do Ministério da Saúde que oferece atendimentos de média complexidade em carretas estruturadas como unidades de saúde móveis.

O foco será a oftalmologia, exames pediátricos e consultas para adultos, além de cirurgias de catarata, consideradas um dos procedimentos de maior impacto social, sobretudo entre a população idosa.

As cirurgias terão como diferencial a utilização de lentes dobráveis, tecnologia que permite um procedimento menos invasivo e com recuperação mais rápida. Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ainda receberão óculos de proteção e colírios específicos como parte do tratamento.

Os exames, que serão realizados por equipes multiprofissionais, começaram nesta quarta-feira, 24 de setembro, e seguem até a próxima semana no estacionamento do RibeirãoShopping, que cedeu o espaço para a ação, onde estão as três carretas equipadas com consultórios e centro cirúrgico.

Nesta primeira etapa está prevista realização de120 atendimentos.

O prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva, destacou a importância de a cidade estar entre as primeiras escolhidas para a fase piloto e anunciou o pedido oficial ao Ministério da Saúde para ampliar o tempo de permanência das carretas:

“É um orgulho para Ribeirão Preto participar desse projeto inovador”, diz. 

“A chegada dessas carretas representa mais cuidado e mais dignidade para a nossa população, especialmente para quem aguardava por cirurgias de catarata ou consultas oftalmológicas. Solicitamos ao Ministério da Saúde que as unidades móveis permaneçam em nossa cidade por até dois meses, o que permitirá acelerar a fila de espera e ampliar ainda mais o número de atendimentos.

Nosso objetivo é garantir que nenhum paciente fique sem acesso a esse tratamento tão essencial para a qualidade de vida.”

Já o secretário municipal da Saúde, Mauricio Godinho, reforçou o impacto imediato da iniciativa: “Cada cirurgia de catarata realizada e cada consulta atendida representa um avanço concreto na vida das pessoas.

Estamos felizes em trazer esse projeto para Ribeirão Preto, porque sabemos o quanto ele vai contribuir para reduzir as filas e devolver qualidade de vida a tantos pacientes.

É um ganho real para a nossa cidade.”

Além de Ribeirão Preto, Goiânia (GO) também participa desta etapa inicial. Segundo o Ministério da Saúde, a adesão das secretarias municipais foi determinante para viabilizar o projeto piloto.

A partir de outubro, a previsão é que 27 carretas circulem por todas as regiões do país, oferecendo atendimentos especializados em diferentes áreas da saúde.

Em outubro, com a campanha nacional do “Outubro Rosa”, de prevenção ao câncer de mama, o atendimento será focado na saúde da mulher, com consultas e exames para diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

A operação é realizada pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS), responsável por estruturar as carretas, os equipamentos e as equipes de saúde.

Postagens relacionadas

Crianças têm alta de internações por vírus sincicial respiratório

William Teodoro

Mais da metade dos brasileiros têm excesso de peso, aponta estudo

William Teodoro

Casos de dengue chegam a 12.430 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com