Mostra gratuita “O Passado Manda Lembrança” reúne imagens históricas recriadas por fotógrafos do Grupo Amigos da Fotografia
O RibeirãoShopping abre espaço para a memória e a cultura local ao receber a exposição “O Passado Manda Lembrança”, que revela as transformações de Ribeirão Preto ao longo de quase um século.
Localizada na Alameda Gourmet, em frente ao UCI, a mostra é gratuita e aberta ao público e termina na próxima terça-feira, 30 de setembro. Composta por 60 fotografias históricas da cidade, registradas por nomes como J. Passig, J. Mattos e Preising, além de acervos pessoais, a exposição apresenta um diferencial: cada uma das imagens foi recriada no presente por 39 fotógrafos do Grupo Amigos da Fotografia de Ribeirão Preto, que se dedicaram a reproduzir ângulos e cenários originais.
As fotos, todas em preto e branco, destacam a riqueza dos contrastes e ressaltam o legado deixado por grandes nomes da arte fotográfica. As recriações permitem ao público perceber, de forma clara, as mudanças urbanas e sociais que marcaram a cidade ao longo das décadas. “É uma oportunidade para que nossos visitantes conheçam mais sobre a história de Ribeirão Preto e percebam, através das imagens, como a cidade evoluiu sem perder suas raízes. A exposição é um convite à memória e à valorização da nossa cultura”, afirma Maira Lisa Ferrari, gerente de marketing do RibeirãoShopping.
O projeto que deu origem à mostra está registrado no livro “O Passado Manda Lembrança – Volume VI”, lançado em maio de 2025, com realização do Movimento das Artes e do Grupo Amigos da Fotografia de Ribeirão Preto, presidido por Elza Rossato e que conta com 84 fotógrafos associados.. A sexta edição de
“O passado manda lembrança”, que traz 150 fotos antigas e históricas e também atuais da cidade. O GAF tem presenteado a nos últimos anos cidade com obras que preservam a memória fotográfica ribeirão-pretana por muitas décadas. São trabalhos que, com certeza, no futuro, servirão de fonte de consulta para todos aqueles que desejarem conhecer um pouco mais da história da metrópole.
O livro também estará á venda no Palace. Cerca de 150 pessoas trabalharam na produção do livro, entre fotógrafos, equipe técnica e figurantes. São 108 paginas com imagens em preto e braço de locais de Ribeirão Preto (ontem e hoje). Há fotos de casarões, do Quarteirão Paulista – Edifício Meira Júnior (PInguim), Theatro Pedro II e Palace – e outros prédios, desde 1856, ano da fundação da cidade até 1940. Esta edição traz fotos raras da década de 1960 São seis volumes de
“O passado manda lembrança”, num total de 900 fotos (150 por exemplar), acompanhadas de textos poéticos de Antonio Carlos Tórtoro, fotógrafo, professor e escritor. O grupo de fotógrafos foi a campo com suas lentes para captar imagens atuais dos 75 locais citados no livro – é uma tradição dos autores comparar o cenário do século passado com o contemporâneo. Bodas de prata – A entidade cultural Grupo Amigos da Fotografia (GAF) completou 25 anos no último dia 7 de maio. Parceira da Secretara Municipal da Cultura e Turismo, ao longo do ano promove um calendário de atividades com várias mostras fotográficas e participação de grupos do circuito nacional. No dia 7 de maio de 2000, um grupo de fotógrafos ribeirão-pretanos trocou as primeiras idéias para formação de um grupo unido em torno da arte de fotografar. Na reunião do dia 25 de maio de 2005, foi redigida a ata da assembléia que fundou o Grupo Amigos da Fotografia de Ribeirão Preto.
Participaram dessa reunião, realizada na Casa da Cultura Juscelino Kubitschek: Sérvulo Affonso de Souza Neto, Luiz Fernando Maistrello Gaya, Helci Ferreira Gilaverde, Elza Abreu Rossato, João Henrique Rossato, Carlos Eduardo Mioto Pigari, Elson Apolinário de Alencar e Ricardo Azevedo de Abreu, que são seus membros fundadores – fotógrafos profissionais e amadores.
Sempre presentes, os fotógrafos acompanham o calendário cultural da cidade e registram para acervo do Museu da Imagem e do Som José da Silva Bueno(MIS), diversas imagens clicadas nos eventos culturais realizados.

