Por Hugo Luque
Ribeirão Preto foi oficializada, nesta sexta-feira (26), como sede da próxima edição da Copa do Mundo de Beach Tennis. O anúncio, realizado em coletiva de imprensa na Arena Beach Ribeirão, contou com a presença de representantes da Federação Paulista de Tênis, do comitê organizador e de autoridades locais, como o prefeito Ricardo Silva.
O torneio mundial será realizado de 8 a 14 de dezembro e vai reunir seleções nacionais em duas categorias: 16 no profissional e 12 no juvenil, com premiação em dólares para os finalistas. Mesmo longe do mar, a cidade tem se tornado um polo do beach tennis no Brasil.

A escolha de Ribeirão como sede da Copa do Mundo foi consolidada em meio ao crescimento dos esportes de areia no país e também no município, que também receberá, pelo terceiro ano consecutivo, o Sand Series, maior circuito da modalidade no planeta, em outubro.
“Ribeirão Preto já provou que respira o beach tennis. O sucesso das últimas edições do Sand Series mostrou o potencial do município não somente para receber grandes atletas, mas também para oferecer uma experiência completa ao público. Agora, com a Copa do Mundo, vamos elevar ainda mais o nível, trazendo seleções de diversos países e reafirmando a força do Brasil como referência mundial na modalidade”, destacou Anderson Rubinatto, membro do comitê organizador.
A Copa do Mundo promete reunir delegações de diferentes continentes, movimentando a economia local e o turismo. O formato prevê confrontos entre países em três jogos: dupla feminina, dupla masculina e, em caso de empate, uma dupla mista como partida decisiva. Em 2024, a Itália levantou o troféu ao vencer a Espanha em uma final emocionante, e o Brasil ficou com o bronze no adulto, além da prata no juvenil.

