Por Hugo Luque
O Comercial foi derrotado pelo XV de Piracicaba por 1 a 0 e está eliminado da Copa Paulista. O duelo deste sábado (27), no Barão de Serra Negra, foi válido pela semifinal do torneio.
O gol sofrido no final do jogo de ida, no Palma Travassos, cobrou seu preço. Com a queda, o Leão do Norte não terá calendário nacional em 2026 e agora inicia a preparação para a Série A4 do Campeonato Paulista.
A partida começou favorável ao XV, que partiu para o ataque, empurrado por sua torcida, e abriu o placar logo aos quatro minutos. Luiz Gustavo aproveitou cobrança de escanteio na área e cabeceou com força para abrir o placar.
Sem Cristopher, suspenso, o Bafo sofria para iniciar jogadas no campo de defesa. Marcelinho, Frank, Carlos Bajé e Felipe Rodrigues passaram a primeira etapa apagados.
Nos acréscimos, a melhor chance dos visitantes veio em cabeçada defendida pelo goleiro do Nhô Quim.
Na volta do intervalo, o XV decidiu se posicionar na defesa. Frank teve a primeira boa oportunidade, mas bateu pera fora.
O Comercial parou de criar grandes chances e viu o rival crescer novamente. O time da casa quase ampliou, mas parou no goleiro João Lucas.
Logo em seguida, o difícil ficou quase impossível quando Wellington Petuba levou o segundo cartão amarelo e foi expulso, aos 32.
Aos 45, Matheus Prado quase marcou em linda cobrança de falta, mas parou em defesaça do goleiro Reynaldo. Foi o último grande lance.
Com o revés, o Comercial perde a chance de ir à Copa do Brasil ou à Série D do Brasileiro em 2026. O XV de Piracicaba vai encarar Primavera ou Grêmio Prudente na decisão.

