Por: Alfredo Risk e Adalberto Luque
A reportagem do Tribuna Ribeirão presenciou, na manhã desta quarta-feira (1º), uma equipe de manutenção semafórica da RP Mobi realizando uma tarefa diferente das usuais. Não se trata de furto de fios elétricos, mas de protegê-los.
O problema tem sido frequente neste período, já há alguns anos. O período mais comum em que as maritacas invadem as cidades é durante a época de reprodução, que vai de agosto a janeiro. É nesse ciclo que elas buscam locais seguros e protegidos para fazer seus ninhos, e os forros e telhados de casas se tornam abrigos ideais.
Os fios acabam servindo de “matéria prima” para construção dos ninhos e os semáforos acabam sendo danificados. Um funcionário da RP Mobi explicou que a ação é preventiva. Os técnicos foram notados na zona Norte da cidade.
A empresa que gerencia o trânsito na cidade enviou nota a respeito. “A RP Mobi confirma a operação para instalação de conduítes de proteção nos cabos elétricos dos semáforos para reduzir danos causados por aves, que nesta época do ano podem romper a fiação e comprometer o funcionamento dos equipamentos. A ação preventiva foi realizada nesta quarta-feira (1/10), no cruzamento da avenida Cel. Quito Junqueira com a avenida Cavalheiro Paschoal Innechi e será estendida a outros pontos estratégicos, conforme disponibilidade da equipe técnica”, informou a RP Mobi.

