Apresentação gratuita acontecerá nesta quinta-feira, 2 de setembro e mistura malabarismo, palhaçaria e crítica social
O calçadão de Ribeirão Preto será palco nesta quinta-feira, 2 de setembro, da estreia oficial de “Fuleragem”, novo trabalho das Irmãs Cola, dupla de artistas circenses que completa dez anos de trajetória em 2025. O espetáculo faz parte da turnê que a dupla fará pelo Estado de São Paulo até dezembro deste ano.
A apresentação será às 17 horas, ao lado do Pinguim, com entrada gratuita. Misturando malabarismo, palhaçaria e comicidade popular, “Fuleragem” revisita a caminhada das artistas desde os primeiros passos como malabaristas de semáforo até a consolidação em festivais de circo pelo país. E uma crítica se manifesta em diferentes tonalidades – ora poética, ora cômica, ora ácida –, sempre atravessada pela arte do malabarismo.

Assim, as artistas revelam ao mesmo tempo o peso do trabalho e a leveza da insistência, transformando sua trajetória em riso e resistência. O espetáculo mergulha nas alegrias e frustrações dessa trajetória: a correria dos semáforos, as festas de aniversário, as ilusões das redes sociais e a persistente busca por reconhecimento em um mundo que nem sempre acolhe a arte.
“No palco – ou melhor, na rua – dividimos com o público a nossa caminhada: dos sinais de trânsito às festas de aniversário, das redes sociais às praças das cidades, sempre reafirmando a potência da arte de rua e o lugar do circo como expressão viva e necessária”, afirma Thais Cola, malabarista, atiradora de facas e produtora da dupla. Thais e Tatiane Cola são gêmeas, pesquisadoras do malabarismo desde 2007 e artistas de rua desde 2014.
Conhecidas pela energia explosiva e pela química em cena, as Inigualáveis Irmãs Cola já se apresentaram em mais de 30 festivais e convenções pelo Brasil, incluindo o Festival Internacional Sesc de Circo e o Circuito Sesc de Artes.
Depois de Ribeirão Preto, a dupla se apresenta em Iracemápolis, Mairiporã, Embu das Artes, São José dos Campos, Ubatuba. São Bernardo do Campo, Santos, Monte Alto e volta para encerrar a temporada em Ribeirão Preto novamente. Todas as apresentações contarão com um serviço completo de acessibilidade, que contempla tradução em Libras e recursos de audiodescrição. O objetivo é assegurar que pessoas com deficiência auditiva e visual tenham condições de vivenciar integralmente a experiência proposta, acompanhando tanto os elementos visuais quanto sonoros da encenação.

