Raquel Montero *
O Congresso Nacional aprovou o Programa Agora Tem Especialistas, criado pelo governo do Presidente Lula com o objetivo de reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias no SUS. Iniciativa inédita do Ministério da Saúde para levar atendimentos especializados do SUS até a população por meio de centros de saúde móveis (carretas) e mutirões.
As carretas estão preparadas e equipadas para realizar as consultas e para fazer exames e cirurgias. Com a missão de reduzir o tempo de espera por atendimento no SUS, o programa também tem como estratégia, além das carretas e dos mutirões, se utilizar de atendimentos prestados pelas empresas privadas de saúde (convênios e planos privados de saúde), em troca de compensar as dívidas que essas empresas têm com o governo federal.
A essência do programa consiste, então, em o Governo Federal prestar atendimento especializado nas diferentes áreas da Saúde em apoio aos estados e municípios com o objetivo de reduzir o tempo de espera no SUS por consultas, cirurgias e exames com especialistas, bem como, com o objetivo de fortalecer a atenção primária e agilizar o atendimento especializado no SUS.
E conforme explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também faz parte da missão do programa levar médicas/os para onde não tem e precisa. Ribeirão Preto/SP é a segunda cidade do Brasil a ser beneficiada com a etapa-piloto do programa, que teve início no último dia 24, no estacionamento do RibeirãoShopping, que cedeu o espaço para a ação, onde estão as três carretas equipadas com consultórios e centro cirúrgico. A previsão é que 27 carretas circulem por todas as regiões do país.
O foco em Ribeirão Preto será a oftalmologia, exames pediátricos e consultas para adultos, além de cirurgias de catarata, consideradas um dos procedimentos de maior impacto social, sobretudo entre a população idosa.
A execução do programa é realizada pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde, responsável por estruturar as carretas, os equipamentos e as equipes de saúde. A expansão imediata de serviços através de mais profissionais, com a mobilização de toda a estrutura pública e privada de saúde do país, vem acompanhada de mais investimento em infraestrutura e de mais investimentos no ensino.
As/os médicas/os contarão com a mentoria de profissionais de excelência da Rede Ebserh e de hospitais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Serão dedicadas 16 horas semanais à prática assistencial e quatro horas semanais a atividades educacionais.
São 16 cursos de aprimoramento para a/o médica/o que já é especialista em áreas como cirurgia, ginecologia, anestesiologia e otorrinolaringologia. Serão destinados incentivos financeiros inéditos para residentes, preceptores, tutores e coordenadores dos Programas de Residência em 20 especialidades médicas, além de enfermagem obstétrica e física médica.
Direcionados a áreas prioritárias com poucos profissionais, esses incentivos visam garantir a presença de preceptores e tutores qualificados e comprometidos com a formação de mais médicas/os especialistas, sobretudo em especialidades que estão escassas na rede pública do país.
As pessoas moradoras de Ribeirão Preto que estão aguardando por consultas, cirurgias e exames no SUS não precisam ir até as carretas, basta ficarem atentas ao telefone e aguardar pela comunicação que será feita pelo SUS, por telefone.
* Advogada, pós-graduada em leis e direitos

