Por: Adalberto Luque
A Polícia Militar prendeu, nesta quinta-feira (9), vários foragidos da Justiça e os encaminhou direto para presídios. A ação foi realizada por policiais militares do 43º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) em dez cidades.
De acordo com a PM, a operação cumpriu mandados de prisão inseridos no projeto piloto do Sistema de Informações e Prevenção à Reiteração Criminal (SP-Recrim), que tem por objetivo capturar procurados pela Justiça e levá-los diretamente ao sistema prisional, sem necessidade de apresentar os capturados em uma delegacia.
O SP-Recrim foi implantado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP) para otimizar procedimentos operacionais, reduzir o tempo de espera das equipes policiais e desafogar as delegacias. O batalhão, com sede em Sertãozinho, foi o primeiro da região a receber o projeto. Até então, apenas batalhões da capital tinham implantado o SP-Recrim.

Os mandados de prisão foram cumpridos nas dez cidades sob responsabilidade do 43º BPM/I: Sertãozinho, Pitangueiras, Pontal, Dumont, Barrinha, Jaboticabal, Monte Alto, Taquaral, Guariba e Pradópolis.
Todos os dez procurados com mandados de prisão expedidos pela Justiça foram capturados. Eles foram levados para a Penitenciária de Pontal, na região metropolitana de Ribeirão Preto, onde ficaram à disposição da Justiça.
A PM explicou a operação por nota: “Após ser implantado na região central da capital, o projeto chega agora à área do 43° BPM/I. Nesta primeira ação, dez procurados por diversos crimes foram capturados, e a operação segue em andamento, fortalecendo a eficiência no cumprimento de mandados e a atuação da Polícia Militar.”

