De 15 a 17 de outubro Ribeirão Preto e Pradópolis receberão o espetáculo “Funk Fockers na Casa”, que homenageia a Cultura Hip Hop tendo o Breaking como fio condutor.
A Funk Fockers reúne as artes do MC, DJ e Graffiti em uma grande roda de Breaking, inspirada nas tradicionais Cyphers e Street Shows, para levar o conhecimento, conceitos e valores do Hip Hop a todos os tipos de público.
A crew se transforma em uma MOB – conceito de grupo que reúne todos os elementos da Cultura Hip Hop – para invadir a casa e impactar os espectadores.
Após ser tema de produções cinematográficas como “Flashdance” e “Beat Street – Na Onda do Break”, o Breaking tornou-se um fenômeno mundial no início dos anos 80.
Enquanto os jovens dançavam nas esquinas de Nova York, no Brasil, a Estação São Bento, em São Paulo, tornou-se o ponto de encontro entre b-boys e b-girls.
Mais recentemente o Breaking alçou voos nunca imaginados, chegando a se tornar esporte olímpico em Paris 2024.
Primeira crew a ser campeã do mundo, em 2015 na França, a Funk Fockers reúne 13 integrantes espalhados pelo sudeste do Brasil.
Com membros em Ribeirão Preto (SP), Sumaré (SP), Diadema (SP), Juiz de Fora (MG) e Rio de Janeiro (RJ), a crew sempre teve destaque no cenário hip-hop por sua originalidade e estilo, o que frequentemente leva a Funk Fockers para colocações de destaque e títulos nas mais tradicionais competições nacionais e internacionais de Breaking em países como Holanda, Dinamarca, França, Suíça, México, EUA, China, Colômbia, Chile, entre outros.
Sempre em busca de inovação e de conquistar espaço para o Breaking, a Funk Fockers foi pioneira na criação do canal de Youtube SUJO, com obras de videoarte como MOIADO e SUJO – selecionadas para o festival Dance On Screen (Áustria/EU). Além disso, lançou o curta-metragem ficcional Rotina, que mistura narrativa e breaking, gênero único no Cinema Nacional.
A Funk Fockers conta ainda com um longa documental. Estilo e Ódio recebeu os prêmios de Melhor Documentário e Melhor Filme Regional no Festival Internacional de Cinema de Ribeirão Preto. O curta Rotina ainda se transformou em um espetáculo de mesmo nome.
Também de gênero único, o espetáculo Rotina mistura Breaking e Audiovisual nos palcos, tendo sido apresentado em cidades como Presidente Prudente (SP), Araçatuba (SP), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP) e Campinas (SP)
Em Ribeirão Preto o espetáculo acontecerá nos dias 15 e 16 de outubro, às 17h no Calçadão.. Já em 17 de outubro é a vez de Pradópolis receber a crew, às 19h, na Praça da UBS Lineu Zacharias. As apresentações são gratuitas em ambas as cidades.
O Coletivo Fuligem e Oriri Agência Cultural completam a equipe que torna o espetáculo Funk Fockers na Casa possível. O Coletivo Fuligem atua junto à Funk Fockers enquanto produção artística, oferecendo estrutura física para treinos e processos criativos da crew, além de participar como elemento provocador e colaborador artístico.
O Coletivo Fuligem é um coletivo de Cultura Digital, fundado em 2010, e co-criou as obras do Canal SUJO, Rotina (Curta e Espetáculo) e o longa metragem Estilo e Ódio. Já a Oriri Agência Cultural é responsável por toda a Produção Executiva, com uma gestão inovadora e humanizada, cuida para que as obras artísticas se tornem realidade a partir da captação de recursos e agenciamento de artistas e espetáculos. A Oriri Agência Cultural já captou e geriu mais de 50 projetos desde 2010.
Este projeto tem fomento de PROAC SP, produção de Coletivo Fuligem e Oriri Agência Cultural e realização do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas
SERVIÇO
FUNK FOCKERS NA CASA 2025
15 de outubro – 17h – Ribeirão Preto Calçadão – Rua General Osório (próx ao Pinguim)
16 de outubro – 17h – Ribeirão Preto Calçadão – Rua General Osório (próx ao Pinguim)
17 de outubro – Pradópolis Praça da UBS Lineu Zacharias – Av Monte Sereno

