Tribuna Ribeirão
Geral

Coleta de fios soltos
 chega à Zona Oeste

(Fernando Gonzaga) 
Somente no quadrilátero das avenidas Jerônimo Gonçalves, Francisco Junqueira, Independência e Nove de Julho foram retiradas mais de 14 toneladas de fios

A primeira etapa foi concluída no Centro e na avenida Portugal; mais de 14 toneladas de fios já foram retiradas



Para garantir mais segurança a pedestres e motoristas, a prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Zeladoria e da Comissão de Infraestrutura Aérea de Ribeirão Preto (Coinfarp), iniciou nesta semana a regularização dos fios soltos de telecomunicações no bairro Parque Ribeirão Preto, na região Oeste da cidade.

Até o início de outubro, as equipes concluíram os serviços na região Central e na avenida Portugal. O trabalho começou pelo Centro, área com maior concentração de fiação solta e intenso fluxo de pessoas e veículos, o que aumentava os riscos de acidentes.

Somente no quadrilátero formado pelas avenidas Jerônimo Gonçalves, Francisco Junqueira, Independência e Nove de Julho foram retiradas mais de 14 toneladas de fios. De acordo com a secretária de Infraestrutura, Juliana Ogawa, os resultados refletem o avanço da zeladoria urbana.

“No início do ano, foram registrados quatro acidentes graves em Ribeirão Preto em decorrência de fios soltos. Após retomarmos as reuniões da Coinfarp, em abril, que estavam suspensas desde o ano passado, alcançamos resultados expressivos. Em menos de cinco meses, eliminamos riscos em uma das regiões mais críticas da cidade e agora seguimos com o trabalho em novos pontos”, destacou.

O novo cronograma de regularização abrange o quadrilátero formado pela Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira (SP-322, Anel Viário Sul), rua Comandante Armando Marin e avenidas Patriarca e Cásper Líbero. Após essa etapa, os serviços serão direcionados aos bairros próximos ao Centro.

A limpeza e a organização dos fios de telecomunicações são coordenadas pela CPFL Paulista e executadas pelas empresas responsáveis pelas redes. Desde 2022, a CPFL Paulista já removeu mais de 50 toneladas de cabos irregulares só em Ribeirão Preto e emitiu mais de 44 mil notificações a operadoras que descumprem as regras de compartilhamento da rede.

A distribuidora mantém uma atuação contínua na fiscalização da infraestrutura aérea e pode intervir diretamente sempre que há risco à população ou à rede elétrica. De acordo com a legislação federal, as distribuidoras de energia são responsáveis por monitorar o uso adequado dos postes pelas operadoras de telecomunicação e notificar as empresas em caso de irregularidades.

Mesmo sem notificações, as operadoras têm a obrigação de manter seus cabos organizados e dentro dos padrões técnicos estabelecidos. 

Em Ribeirão Preto, o setor deve seguir a lei municipal número 14.901/2024, de autoria do vereador Isaac Antunes (PL) em conjunto com André Rodini (Novo) e o ex-parlamentar Sérgio Zerbinato (PSDB).

A legislação determina que a CPFL Paulista seja responsável por modificar e retirar os fios inutilizados nas vias públicas das operadoras de serviços de internet, telefonia e similares. 

Em caso de descumprimento das obrigatoriedades previstas na lei, haverá aplicação de multa de 20 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo para a responsável pelo poste, ou seja, a CPFL Paulista.

Atualmente, cada Ufesp vale R$ 37,02, o que daria uma penalidade de R$ 740,40.

A empresa reforça que, ao identificar cabos caídos, rompidos ou em situação de risco, a população deve evitar o contato direto e acionar imediatamente os canais de atendimento da companhia. O telefone 0800 010 1010 está disponível 24 horas por dia, com ligação gratuita.

Postagens relacionadas

Polícia Federal prende quadrilha por golpe no INSS

Redação 4

Workshop gratuito sobre excelência em atendimento em escolas

William Teodoro

PUBLICIDADE: Ortovel

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com