Por: Adalberto Luque
Um homem foi indiciado, nesta quarta-feira (15) por manter aves silvestres em cativeiros ilegais. Ele foi abordado após fugir do local onde estava, na avenida Maestro Hervê Cordovil, Antônio Marincek, zona Norte de Ribeirão Preto.
No âmbito da Operação “Cativeiro Zero”, uma equipe da Polícia Militar Ambiental (PMAmb) avaliava 18 denúncias recebidas informando sobre existência de aves silvestres em condições de cativeiro ilegal. Em uma das denúncias investigadas, os policiais avistaram um homem mexendo em uma gaiola pendurada na ilha que separa as pistas da avenida Maestro Hervê Cordovil.

Ao perceber a aproximação da viatura da PMAmb, o homem fugiu a pé, deixando a gaiola com duas aves para trás. Após correr por cerca de 200 metros, foi abordado em frente sua residência, na rua Amilcar Caturelli, no mesmo bairro.
Ele admitiu que era dono das duas aves e que tinha outras 10 no quintal da residência. Os PMs entraram, acompanhados pelo homem abordado e encontraram outras 10 aves silvestres em gaiolas, caracterizando cativeiro ilegal.
Todas as aves foram recolhidas e levadas para uma área de mata, onde foram libertadas para viverem em seu habitat natural. O homem foi indiciado e vai responder pela Lei de Crime Ambiental, sujeito a penas de detenção de seis meses a um ano e multa. Ele também sofreu sanções administrativas, como multas aplicadas por cada ave silvestre apreendida. As ações da Operação “Cativeiro Zero” prosseguem.

