Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Saúde tem 38 salas abertas neste ‘Dia D’ de vacinação

Diante da baixa adesão à vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), SES-SP emitiu alerta para pais e responsáveis sobre a importância da imunização contra o vírus (Fernando Gonzaga)

O Ministério da Saúde promove neste sábado, 18 de outubro, o Dia D de mobilização nacional pela vacinação. Tradição da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o evento celebra a saúde e a cidadania, oferecendo gratuitamente vacinas para crianças e adultos, além de atividades culturais, ações de divulgação científica e iniciativas de promoção da saúde. O slogan deste ano é Vacina é vida.

A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, participa da Campanha Nacional de Multivacinação 2025, que ocorre em todo o país até o dia 31 de outubro. O objetivo é atualizar a carteira de vacina de toda a população, sobretudo crianças e adolescentes de até 15 anos, garantindo a proteção contra diversas doenças e contribuindo para o alcance das metas de cobertura vacinal.

Neste sábado, todas as 38 unidades de saúde com sala de vacina estarão abertas especialmente para atender a população. Em Ribeirão Preto, além do público-alvo nacional, o Dia D também contemplará a vacinação contra o HPV para adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina.

A iniciativa segue as recomendações emitidas pelo Ministério da Saúde, reforçando o compromisso do município com a prevenção do câncer de colo do útero e de outras doenças relacionadas ao vírus. A cobertura vacinal contra o HPV está em 73,7% entre as meninas e 61,2% entre os meninos no município.

Outro foco em Ribeirão Preto está na vacina contra a influenza, cuja cobertura vacinal no público prioritário (idosos, crianças e gestantes) está em 51,23%. Atualmente, o município conta com 38 salas de vacinas, que funcionam de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde, com exceção dos finais de semana e feriados, em horários distintos.

Para se vacinar, basta comparecer à unidade mais próxima com documento de identificação e a carteira de vacinação, se houver. De acordo com Mayra Fernanda de Oliveira, coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, a campanha é uma oportunidade importante para que pais e responsáveis verifiquem se as doses das crianças e adolescentes estão em dia.

“A vacinação é uma das formas mais eficazes de proteger a saúde e evitar o retorno de doenças que já foram controladas. Nosso objetivo é facilitar o acesso e incentivar as famílias a manterem a imunização atualizada”, destaca. Mais informações sobre os locais de vacinação estão disponíveis no site da prefeitura de Ribeirão Preto: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/saude/salas-vacinas.

“Essa estratégia é importante, pois facilita o acesso à vacinação, incentiva a população a manter a caderneta vacinal atualizada e reduz a transmissão de doenças imunopreveníveis. O Dia D é uma oportunidade para que pais e responsáveis atualizem as vacinas das crianças e adolescentes”, afirma Tatiana Lang, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP).

A campanha de multivacinação, lançada no último dia 6, vai até o dia 31 de outubro e disponibiliza, todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, sendo elas, BCG; hepatite B; penta; poliomielite inativada; rotavírus; pneumocócica 10 valente (conjugada); meningocócica C (conjugada) / meningocócica ACWY (conjugada); influenza; covid-19; febre amarela; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); varicela; DTP; hepatite A e HPV.

Diante da baixa adesão à vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), a SES-SP emitiu alerta para pais e responsáveis sobre a importância da imunização contra o vírus, responsável por diversos tipos de câncer. A nota da Secretaria de Estado da Saúde destaca principalmente a imunização dos meninos.

De acordo com a pasta, a cobertura vacinal de garotos entre 9 e 14 anos é de apenas 67,6%, com 1.137.373 doses aplicadas em uma população de 1.682.592 pessoas. Entre meninas, a cobertura é de 80,2%, com 1.291.229 doses aplicadas em 1.610 202 jovens.

 

VEJA TAMBÉM

Polícia apreende 1,5 toneladas de barbatanas na BA

Pedro Ferro

Menores atiram cão do alto de prédio

Pedro Ferro

Corpo de cão Orelha é exumado em SC

Pedro Ferro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com