Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

Transferência hospitalar 
cai 58% com especialistas

Fernando Gonzaga
 Apenas em setembro, primeiro mês de plantão cirúrgico, número de encaminhamentos hospitalares foi 49% menor em comparação a 2024 



Presença de cirurgiões, traumatologistas e ginecologistas garante atendimento mais rápido, seguro e humanizado em Ribeirão Preto



A presença de especialistas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Ribeirão Preto tem gerado resultados expressivos e fortalecido a capacidade de resolução da rede municipal de urgência e emergência.

Desde a ampliação do quadro médico, com a inclusão de cirurgiões, traumatologistas e ginecologistas, o número de pacientes que precisaram ser transferidos para hospitais caiu em até 58%.

Apenas no primeiro mês de plantão cirúrgico, em setembro, o número de encaminhamentos hospitalares foi 49% menor em comparação ao mesmo período de 2024, quando as unidades contavam apenas com clínicos gerais e pediatras. 

Entre os dias 1º e 30 de setembro, foram realizados 161 atendimentos cirúrgicos nas quatro unidades de atendimento 24 horas da cidade, dos quais 79 casos foram resolvidos localmente, sem necessidade de regulação hospitalar.

A maioria envolveu traumas, abscessos, quadros abdominais e suturas, solucionados diretamente nas unidades.

O impacto positivo também é evidente na área da traumatologia. Desde março, quando os especialistas passaram a integrar as equipes, houve uma redução de 58% nas transferências hospitalares. Do total de 2.912 atendimentos realizados, 1.716 foram tratados integralmente nas UPAs, sem necessidade de aguardar vaga em hospital.

Na ginecologia, os resultados seguem a mesma tendência. Com a implantação dos exames de cardiotocografia, que monitoram a vitalidade do feto durante a gestação, houve uma redução de 56% nas transferências de gestantes apenas no mês de setembro.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Mauricio Godinho, a presença de especialistas tem sido fundamental para otimizar o fluxo de atendimento, reduzir o tempo de espera e oferecer respostas imediatas em casos de urgência.

“A iniciativa tem se mostrado extremamente positiva. Estamos garantindo um atendimento rápido, resolutivo e de qualidade, evitando deslocamentos desnecessários e otimizando os recursos da rede”, destacou o secretário.

O plantão de especialistas nas UPAs integra a estratégia da Prefeitura de Ribeirão Preto de fortalecer a rede municipal de urgência e emergência, ampliando o acesso da população a cuidados especializados e humanizados. Atualmente, as unidades contam com clínicos gerais, pediatras, emergencistas, traumatologistas, cirurgiões, ginecologistas, psiquiatras e assistentes sociais, garantindo atendimento integral e de excelência à população.

Ribeirão Pretlo tem quatro unidades que atendem urgência e emergência 24 horas: a Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) Doutor Marco Antônio Sahão, na rua Franco da Rocha nº 1.270, na Vila Virgínia, chamada de UPA Sul, e três Unidades de Pronto Atendimento.

As três UPAs são são a Doutor Luis Atílio Losi Viana (UPA Leste, avenida Treze de Maio nº 353, Jardim Paulistano), Nelson Mandela (UPA Norte, no Adelino Simioni, avenida General Euclides de Figueiredo nº 295 ) e Doutor João José Carneiro (UPA Oeste, no Sumarezinho, rua Teresina nº 678).

Postagens relacionadas

Novo secretário descarta Plano B para Auxílio Brasil de R$ 400

Redação 1

RP tem problemas com 10 semáforos desligados

Luque

Servidores pedem apoio a vereadores

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com