Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

Transferência hospitalar 
cai 58% com especialistas

Fernando Gonzaga
 Apenas em setembro, primeiro mês de plantão cirúrgico, número de encaminhamentos hospitalares foi 49% menor em comparação a 2024 



Presença de cirurgiões, traumatologistas e ginecologistas garante atendimento mais rápido, seguro e humanizado em Ribeirão Preto



A presença de especialistas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Ribeirão Preto tem gerado resultados expressivos e fortalecido a capacidade de resolução da rede municipal de urgência e emergência.

Desde a ampliação do quadro médico, com a inclusão de cirurgiões, traumatologistas e ginecologistas, o número de pacientes que precisaram ser transferidos para hospitais caiu em até 58%.

Apenas no primeiro mês de plantão cirúrgico, em setembro, o número de encaminhamentos hospitalares foi 49% menor em comparação ao mesmo período de 2024, quando as unidades contavam apenas com clínicos gerais e pediatras. 

Entre os dias 1º e 30 de setembro, foram realizados 161 atendimentos cirúrgicos nas quatro unidades de atendimento 24 horas da cidade, dos quais 79 casos foram resolvidos localmente, sem necessidade de regulação hospitalar.

A maioria envolveu traumas, abscessos, quadros abdominais e suturas, solucionados diretamente nas unidades.

O impacto positivo também é evidente na área da traumatologia. Desde março, quando os especialistas passaram a integrar as equipes, houve uma redução de 58% nas transferências hospitalares. Do total de 2.912 atendimentos realizados, 1.716 foram tratados integralmente nas UPAs, sem necessidade de aguardar vaga em hospital.

Na ginecologia, os resultados seguem a mesma tendência. Com a implantação dos exames de cardiotocografia, que monitoram a vitalidade do feto durante a gestação, houve uma redução de 56% nas transferências de gestantes apenas no mês de setembro.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Mauricio Godinho, a presença de especialistas tem sido fundamental para otimizar o fluxo de atendimento, reduzir o tempo de espera e oferecer respostas imediatas em casos de urgência.

“A iniciativa tem se mostrado extremamente positiva. Estamos garantindo um atendimento rápido, resolutivo e de qualidade, evitando deslocamentos desnecessários e otimizando os recursos da rede”, destacou o secretário.

O plantão de especialistas nas UPAs integra a estratégia da Prefeitura de Ribeirão Preto de fortalecer a rede municipal de urgência e emergência, ampliando o acesso da população a cuidados especializados e humanizados. Atualmente, as unidades contam com clínicos gerais, pediatras, emergencistas, traumatologistas, cirurgiões, ginecologistas, psiquiatras e assistentes sociais, garantindo atendimento integral e de excelência à população.

Ribeirão Pretlo tem quatro unidades que atendem urgência e emergência 24 horas: a Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) Doutor Marco Antônio Sahão, na rua Franco da Rocha nº 1.270, na Vila Virgínia, chamada de UPA Sul, e três Unidades de Pronto Atendimento.

As três UPAs são são a Doutor Luis Atílio Losi Viana (UPA Leste, avenida Treze de Maio nº 353, Jardim Paulistano), Nelson Mandela (UPA Norte, no Adelino Simioni, avenida General Euclides de Figueiredo nº 295 ) e Doutor João José Carneiro (UPA Oeste, no Sumarezinho, rua Teresina nº 678).

VEJA TAMBÉM

Comercial perde mais uma na Série A4

Hugo Luque

Lucas Pinheiro Braathen conquista ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno

Hugo Luque

Namorado é condenado por feminicídio

Pedro Ferro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com