Por: Adalberto Luque
Uma tentativa de furto, ocorrida na madrugada desta quinta-feira, 23 de outubro, fez com que a gasolina transportada por um duto passasse a jorrar incessantemente, oferecendo risco de explosão. O caso ocorreu em um oleoduto da Petrobras, na zona rural entre as cidades de Orlândia e Sales Oliveira.
De acordo com a Prefeitura de Orlândia, equipes municipais e estaduais atuam na região para controlar o risco e garantir a segurança da população. A tentativa de furto aconteceu nas proximidades da Rodovia Vicinal Plínio de Castro Prado com a Rodovia Anhanguera, na divisa entre as duas cidades, que integram a Região Metropolitana de Ribeirão Preto.
Ainda segundo a nota divulgada pela Prefeitura de Orlândia, há forte odor de combustível no local e risco iminente de explosão. As autoridades pedem que a população evite se aproximar da área até que a situação seja totalmente controlada.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, Patrulha Rural, Guarda Civil Metropolitana, Petrobras e Cetesb trabalham para conter o vazamento. No ponto onde houve a tentativa de furto, a gasolina jorra a uma altura de cerca de três metros.
Um suspeito foi preso e está sendo interrogado pela Polícia Civil. Ainda não há previsão para o encerramento do vazamento.
Outros furtos de combustíveis
Não é a primeira vez que o oleoduto que passa sob as cidades de Orlândia e Sales Oliveira é alvo de furtos. Em 2019, um levantamento do Instituto São Paulo contra a Violência apontou que, em apenas um ano, 12 furtos em dutos subterrâneos da Petrobras foram registrados na região — quatro em Orlândia, quatro em São Simão, dois em Sales Oliveira e dois em Ribeirão Preto. Na ocasião, o prejuízo superou R$ 150 milhões.

