Por: Adalberto Luque
A Polícia Civil deflagrou, nesta quarta-feira, 29 de outubro, uma operação para cumprir mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento em um esquema de estelionato relacionado à arrematação de imóveis em leilões judiciais. A ação foi coordenada pelo delegado Gustavo Lopes Coelho, da Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Barretos, cidade distante 130 km de Ribeirão Preto.
De acordo com as investigações, o principal alvo, um advogado de 49 anos, oferecia cursos online sobre investimentos em imóveis provenientes de leilões judiciais e, após conquistar a confiança dos alunos, formava grupos para supostos investimentos em imóveis e em mineração de ouro. As vítimas aplicavam valores expressivos em operações que, segundo a apuração policial, nunca existiram.
Os prejuízos relatados ultrapassam R$ 2,5 milhões. Para dar aparência de legalidade ao esquema, o investigado abriu diversas empresas no ramo imobiliário, com sede em Barretos, onde também residia. Após vitimar dezenas de pessoas, ele encerrou as atividades das empresas e passou a se esconder.
Utilizando técnicas investigativas, a Polícia Civil localizou o suspeito em Santana de Parnaíba, na região de Alphaville, Grande São Paulo, onde foi cumprido o mandado de prisão. Outro mandado de busca e apreensão foi executado em Barretos, tendo como alvo uma mulher de 36 anos que atuava como colaboradora do advogado.
Os nomes dos envolvidos não foram divulgados. As investigações continuam para identificar novas vítimas e outros possíveis participantes do esquema.

