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Consórcio diz que 
faltou fibra ótica

Thaisa Coroado/Câmara 
Compareceram à oitiva da CPI dos Semáforos Ailton Luiz Faria, representante do consórcio, e Luiz Carlos Mathias, engenheiro responsável técnico pela obra

Consórcio ITS afirma que quantidade de fibra ótica contratada foi insuficiente para ligação do Sistema de Semáforos Inteligentes



A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Semáforos, presidida pelo vereador Isaac Antunes (PL) e que tem como relator Daniel Gobbi (PP) e também conta com a particpação de Jean Corauci (PSD), se reuniu na tarde desta quarta-feira, 29 de outubro, para ouvir os representantes do Consórcio ITS – formado pelas empresas Sigma Engenharia Indústria e Comércio Ltda, Kapsch Traffic Com Controle de Tráfego e de Transportes do Brasil Ltda e Sitran Sinalização de Trânsito Industrial Ltda, com sede em Contagem, Minas Gerais.

O grupo é responsável pela implantação do Sistema de Semáforos Inteligentes no município. Compareceram à oitiva Ailton Luiz Faria, representante do consórcio, e Luiz Carlos Mathias, engenheiro responsável técnico pela obra. Durante os depoimentos, eles afirmaram que a quantidade de fibra ótica contratada foi insuficiente para a interligação completa do sistema, o que impactou o funcionamento da rede de comunicação entre os equipamentos.

Questionados pelo presidente da CPI, os integrantes do consórcio declararam que a parte semafórica do projeto foi totalmente concluída, mas houve problemas na infraestrutura civil, como dutos obstruídos, corredores danificados e sujos.

Segundo eles, o controlador de tráfego está em pleno funcionamento, ao contrário do que afirmaram Marcelo Galli, superintendente da RP Mobi, e Valter Telli, secretário de Obras.

Faria e Mathias ressaltaram ainda que o planejamento da obra não era atribuição do consórcio, e sim da RP Mobi e da administração municipal, e que a empresa cumpriu os prazos estabelecidos.

Afirmaram que o acompanhamento do projeto ocorreu com reuniões frequentes entre o consórcio, a companhia de tráfego e as secretarias envolvidas, mas que os problemas de infraestrutura foram os principais responsáveis pelo atraso da conclusão da obra.

Encerrando a oitiva, os representantes destacaram que a execução do serviço seguiu os cronogramas oficiais e que o sistema implantado em Ribeirão Preto é o mesmo utilizado em Barcelona e Madri (Espaanha), Nova York (Estados Unidos) e cidades da América Latina.

O presidente da comissão informou que, nas próximas reuniões, deverão ocorrer acareações entre o atual e o ex-secretário de Obras, para esclarecer divergências entre os depoimentos já colhidos e as informações apresentadas pelo consórcio e pela empresa responsável pelo projeto.

A CPI tem 90 dias para concluir a investigação, prazo prorrogável por igual período, e conta com poderes para requisitar documentos, ouvir testemunhas e realizar diligências, conforme prevê a Constituição Federal e o Regimento Interno da Câmara.

A implantação da primeira fase dos semáforos inteligentes – Sistema Inteligente de Transporte (SIT, “Intelligent Transport System”, em inglês, o ITS) – deveria ter sido finalizada em maio.

 A primeira etapa do sistema foi licitada no governo do então prefeito Duarte Nogueira e deveria contemplar 90 cruzamentos. São 30 controladores no entorno do túnel José Bonifácio de Andrada e Silva; nas avenidas Presidente Vargas, Doutor José Cesário Monteiro da Silva e Lygia Latuf Salomão; trechos da avenida Braz Olaia Acosta e da avenida Independência.

Todas ficam na Zona Sul. 

Este trecho custou R$ 19.499.892,02 aos cofres do município. No ano passado foram feitos dois termos de rerratificação de valores e contrato subiu para R$ 20,4 milhões. Até o momento, já foram pagos ao consórcio um total de R$ 15.664.093,55.

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