Os cemitérios de Ribeirão Preto e Bonfim Paulista estão preparados para receber mais de 60 mil pessoas no feriado do Dia de Finados, celebrado neste domingo, 2 de novembro. A prefeitura de Ribeirão Preto diz que a estimativa de público envolve moradores da cidade e da região que visitam túmulos de amigos, parentes e familiares.
O movimento este ano em Ribeirão Preto – cerca de 22 mil visitantes no da Saudade e 35 mil no Bom pastor – e no distrito de Bonfim Paulista – três mil – deve ser grande. Além disso, mais três mil pessoas são esperadas no Memorial Parque dos Girassóis, totalizando 63 mil visitantes.

Os cemitérios permanecerão abertos das sete às 18 horas neste final e semana. Os locais passam por pinturas e pequenos reparos, como melhorias nas vias de circulação e nos bancos. De forma periódica, as equipes executam serviços de zeladoria e conservação para manter os espaços limpos, seguros e acolhedores.
A RP Mobi fará o direcionamento do tráfego no fim de semana, segundo planejamento específico, para garantir a segurança e a fluidez dos acessos.
Além da visitação, o público também poderá participar das missas que serão celebradas nos três cemitérios.
No da Saudade, serão às sete (Padre Pitico) e nove horas (arcebispo Dom Moacir Silva). No Bom Pastor, serão às dez (padre Rodrigo Antônio) e 16 horas (padre José Renato Rodrigues Duarte), e no de Bonfim Paulista será ás oito horas (padre Mário Reis da Silveira).
No Cemitério da Saudade, na avenida Saudade nº 1.775, nos Campos Elíseos, a média de público costumava ser de 50 mil visitantes – tem cerca de 7.604 jazigos, 2.200 gavetas ossuárias e mais de 132 mil pessoas sepultadas. O de Bonfim Paulista, na rua Izokiti Menoara s/nº, no Jardim São Leandro I, já recebeu 20 mil visitantes – tem cerca de 1.140 túmulos com aproximadamete 9.900 corpos.
Já o Cemitério Bom Pastor, na avenida das Lágrimas nº 600, no Jardim Novo Mundo, costumava receber 55 mil visitantes – tem 14.746 jazigos, 3.680 gavetas ossuárias e 4.328 valas comum, com mais de 60 mil pessoas sepultadas. O Memorial Parque dos Girassóis, na avenida Afonço Valera nº 350, no Recreio das Acácias, recepciona cinco mil pessoas no Dia de Finados e atende das sete às 18 horas.

O Consórcio PróUrbano disponibilizará duas linhas especiais neste sábado (1º) e no feriado do dia 2 de novembro para melhor atender aos usuários, das sete às 18 horas. São duas, uma saindo do Terminal Doutora Evangelina de Carvalho Passig com destino ao Bom Pastor e a outra ligando este cemitério ao da avenida Saudade.
Dia de Finados – O Dia dos Finados é uma data marcante para milhões de pessoas no Brasil, mas a origem da celebração é desconhecida para muitos. A tradição, que envolve muita religiosidade, gira em torno das homenagens aos mortos. O hábito cristão de dedicar um dia para rezar pelos falecidos remonta do século V, mas foi no século XIII que 2 de novembro passou a ser o Dia de Finados.
Cada parte do mundo celebra esta data a seu modo. No México, por exemplo, existe a chamada “Festa dos Mortos”. No século V, a Igreja Católica dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos já esquecidos. O abade Odilo de Cluny, no final do século X, pedia aos monges que orassem pelos falecidos. No século XIII essa data passa a ser oficialmente celebrada em 2 de novembro, um dia após a Festa de Todos os Santos.
Os 4 cemitérios de Ribeirão Preto:
Cemitério da Saudade:
Avenida Saudade nº 1.775, Campos Elíseos
Expectativa de público: 22 mil
Cemitério Bom Pastor
Avenida das Lágrimas nº 600, Jardim Novo Mundo
Expectativa de público: 35 mil
Bonfim Paulista
Rua Izokiti Menoara s/nº, Jardim São Leandro
Expectativa de público: 3 mil
Memorial Parque dos Girassóis
Avenida Afonço Valera nº 350, Recreio das Acácias
Expectativa de público: 3 mil

