Tribuna Ribeirão
Geral

Cemitérios receberão milhares de pessoas

Três mil pessoas são esperadas no Cemitério de Bonfim Paulista | Foto: Alfredo Risk

Os cemitérios de Ribeirão Preto e Bonfim Paulista estão preparados para receber mais de 60 mil pessoas no feriado do Dia de Finados, celebrado neste domingo, 2 de novembro. A prefeitura de Ribeirão Preto diz que a estimativa de público envolve moradores da cidade e da região que visitam túmulos de amigos, parentes e familiares.

O movimento este ano em Ribeirão Preto – cerca de 22 mil visitantes no da Saudade e 35 mil no Bom pastor – e no distrito de Bonfim Paulista – três mil – deve ser grande. Além disso, mais três mil pessoas são esperadas no Memorial Parque dos Girassóis, totalizando 63 mil visitantes.

Cemitério da Saudade deve receber 22 mil pessoas | Foto: Alfredo Risk

Os cemitérios permanecerão abertos das sete às 18 horas neste final e semana. Os locais passam por pinturas e pequenos reparos, como melhorias nas vias de circulação e nos bancos. De forma periódica, as equipes executam serviços de zeladoria e conservação para manter os espaços limpos, seguros e acolhedores.

A RP Mobi fará o direcionamento do tráfego no fim de semana, segundo planejamento específico, para garantir a segurança e a fluidez dos acessos.
Além da visitação, o público também poderá participar das missas que serão celebradas nos três cemitérios.

No da Saudade, serão às sete (Padre Pitico) e nove horas (arcebispo Dom Moacir Silva). No Bom Pastor, serão às dez (padre Rodrigo Antônio) e 16 horas (padre José Renato Rodrigues Duarte), e no de Bonfim Paulista será ás oito horas (padre Mário Reis da Silveira).

No Cemitério da Saudade, na avenida Saudade nº 1.775, nos Campos Elíseos, a média de público costumava ser de 50 mil visitantes – tem cerca de 7.604 jazigos, 2.200 gavetas ossuárias e mais de 132 mil pessoas sepultadas. O de Bonfim Paulista, na rua Izokiti Menoara s/nº, no Jardim São Leandro I, já recebeu 20 mil visitantes – tem cerca de 1.140 túmulos com aproximadamete 9.900 corpos.

Já o Cemitério Bom Pastor, na avenida das Lágrimas nº 600, no Jardim Novo Mundo, costumava receber 55 mil visitantes – tem 14.746 jazigos, 3.680 gavetas ossuárias e 4.328 valas comum, com mais de 60 mil pessoas sepultadas. O Memorial Parque dos Girassóis, na avenida Afonço Valera nº 350, no Recreio das Acácias, recepciona cinco mil pessoas no Dia de Finados e atende das sete às 18 horas.

Cemitério Bom Pastor terá o maior movimento: 35 mil visitantes | Foto: Alfredo Risk

O Consórcio PróUrbano disponibilizará duas linhas especiais neste sábado (1º) e no feriado do dia 2 de novembro para melhor atender aos usuários, das sete às 18 horas. São duas, uma saindo do Terminal Doutora Evangelina de Carvalho Passig com destino ao Bom Pastor e a outra ligando este cemitério ao da avenida Saudade.

Dia de Finados O Dia dos Finados é uma data marcante para milhões de pessoas no Brasil, mas a origem da celebração é desconhecida para muitos. A tradição, que envolve muita religiosidade, gira em torno das homenagens aos mortos. O hábito cristão de dedicar um dia para rezar pelos falecidos remonta do século V, mas foi no século XIII que 2 de novembro passou a ser o Dia de Finados.

Cada parte do mundo celebra esta data a seu modo. No México, por exemplo, existe a chamada “Festa dos Mortos”. No século V, a Igreja Católica dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos já esquecidos. O abade Odilo de Cluny, no final do século X, pedia aos monges que orassem pelos falecidos. No século XIII essa data passa a ser oficialmente celebrada em 2 de novembro, um dia após a Festa de Todos os Santos.

 

Os 4 cemitérios de Ribeirão Preto:

 

Cemitério da Saudade:

Avenida Saudade nº 1.775, Campos Elíseos
Expectativa de público: 22 mil

Cemitério Bom Pastor
Avenida das Lágrimas nº 600, Jardim Novo Mundo
Expectativa de público: 35 mil

Bonfim Paulista
Rua Izokiti Menoara s/nº, Jardim São Leandro
Expectativa de público: 3 mil

Memorial Parque dos Girassóis
Avenida Afonço Valera nº 350, Recreio das Acácias
Expectativa de público: 3 mil

Postagens relacionadas

Brasileira recebe prêmio internacional por combate ao discurso de ódio

Redação 1

PUBLICIDADE: Assine Jornal Tribuna!

Redação 1

Palácio Rio Branco e AEAARP ficam roxos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com