Presente em 16 cidades de quatro Estados, entre elas, Ribeirão e Serrana , o projeto prepara jovens da rede pública de ensino para uma imersão cultural em Portugal, entre 5 e 24 de novembro, encerrando ciclo de formação em arte, história e cidadania
O projeto Era uma Vez… Brasil entra na fase final de atividades antes do embarque dos estudantes e professores selecionados para o intercâmbio cultural em Portugal, que neste ano será dividido em duas turmas, entre 5 e 24 de novembro.
Na edição atual, o projeto está presente em quatro Estados brasileiros, alcançando estudantes e professores da rede pública em diferentes regiões do país. Em São Paulo, acontece nas cidades de Ribeirão Preto, Serrana, Brodowski, Quatá, Paraguaçu Paulista, Lençóis Paulista, Macatuba e Areiópolis.
Na Bahia, envolve os municípios de Jacobina, Várzea do Poço, Mata de São João e Salvador. Em Pernambuco, está ativo em Belo Jardim e Recife, e no Paraná, tem como polo de referência o município de Paranaguá. Essa abrangência territorial reflete a vocação nacional do projeto, que conecta escolas, culturas e trajetórias diversas em torno do mesmo propósito: fortalecer o protagonismo juvenil por meio da arte, da educação e da história.
Paraná e São Paulo
São Paulo e Paraná são estados com forte presença do projeto nesta 9ª edição. Do interior paulista seguem os grupos de Ribeirão Preto, Serrana, Brodowski, Lençóis Paulista, Macatuba, Areiópolis, Paraguaçu Paulista e Quatá. O Paraná será representado por estudantes e educadores de Paranaguá,
Nas últimas semanas, as equipes locais e mediadores realizaram encontros de preparação e integração, com atividades como rodas de conversa e reuniões com familiares — “um período importante de partilha antes da tão esperada experiência internacional”, explica o coordenador geral do projeto, Guilherme Parreira.
Ele destaca que essa fase representou a síntese de um ciclo formativo que ultrapassa os limites da sala de aula. Na concepção dos organizadores do projeto, cada estudante e professor que se prepara para atravessar o oceano leva mais do que bagagens e documentos: leva uma trajetória.
“Chegamos a mais um capítulo de uma história que vem sendo escrita por milhares de mãos em todo o Brasil”, afirma Parreira, destacando ainda que, cada estudante e cada professor que embarca para Portugal leva consigo não apenas o resultado de um processo de formação, mas o símbolo de que a educação é capaz de abrir caminhos reais. “O Era uma Vez… Brasil nasceu para provocar reflexão e orgulho das nossas origens — e ver esses jovens atravessando o oceano para contar a própria história é a maior prova de que estamos no caminho certo.”
A etapa final nas cidades antes da viagem contemplou reuniões com famílias para acertos e prestação de informações sobre intercâmbio e também acontecerão encontros no retorno da viagem, sempre conduzidas por mediadores locais.
Agenda do intercâmbio
O intercâmbio terá início no dia 5 de novembro, com a primeira turma formada por estudantes de Quatá, Paraguaçu Paulista, Paranaguá, Recife, Belo Jardim e Salvador. A segunda viagem, de 14 a 24 de novembro, reunirá alunos do interior paulista e da Bahia.
Sobre o projeto
Criado em 2016, o Era uma Vez… Brasil proporciona a estudantes da rede pública uma jornada de aprendizado transformadora, unindo o estudo da história do Brasil à valorização de identidades e trajetórias pessoais e coletivas. Ao longo de oficinas, produções artísticas, imersões e intercâmbios, os jovens são convidados a refletir sobre o passado, compreender o presente e imaginar o futuro.
Realização e patrocínio
O projeto é uma iniciativa da Origem Produções, realizada por meio do ProAC ICMS – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com patrocínio da RTE Rodonaves, apoio de Brasil Salomão e Matthes Advocacia e Instituto Brasil Salomão, além do apoio de prefeituras de Ribeirão Preto, Serrana e Brodowski. Mais informações: https://site.eraumavezbrasil.

