Por Hugo Luque
O Botafogo bateu o Volta Redonda por 1 a 0, nesta segunda-feira (3), no Estádio Raulino de Oliveira, e deixou a zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro. Léo Gamalho, de pênalti, garantiu os três pontos fundamentais para o Pantera no confronto direto válido pela 35ª rodada do nacional.
A equipe ribeirão-pretana entendeu a missão e foi letal fora de casa diante de um adversário também desesperado para fugir do Z-4. Poucas foram as chances claras, mas quando a principal delas surgiu, Gamalho não desperdiçou.
Com o triunfo, o Botafogo manteve a invencibilidade com Ivan Izzo no comando nesta Série B. O Tricolor subiu para a 16ª posição com 38 pontos e jogou o Athletic-MG, que tem 37, para a degola. O Voltaço estacionou nos 34 e amarga a vice-lanterna da competição.
Mais próximo de permanecer na segunda divisão do Brasileiro em 2026, o Bota ainda tem mais três “finais”, contra Amazonas (outro rival direto), Criciúma e Avaí. O duelo com o clube do Norte será na próxima segunda-feira, às 21h30, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet.
O jogo
O confronto mostrou, logo de cara, duas equipes nervosas e com problemas crônicos, sobretudo na criação de jogadas. As primeiras boas oportunidades vieram do lado botafoguense, com Jefferson Nem, principal válvula de escape do conjunto ribeirão-pretano, mas sem sucesso.
Como de costume, os chutes de longa distância foram a principal opção, também para o Volta Redonda. Assim, pouco perigo foi gerado. Já nos acréscimos do primeiro tempo, o VAR checou um possível pênalti para o Pantera, mas nada marcou.
Em busca de mais criatividade pela faixa central, Ivan Izzo levou o Tricolor de volta dos vestiários com Marquinho no lugar do apagado Gabriel Barros. A grande oportunidade dos primeiros minutos da etapa final, no entanto, foi do Volta Redonda. O time da casa roubou a bola no campo de ataque e ela sobrou para André Luiz, dentro da área. O volante, todavia, desperdiçou a finalização.
Mais pressionado pelo Voltaço e fora de casa, o Botafogo ganhou mais reforços com poderio ofensivo: Léo Gamalho e Leandro Maciel. O veterano centroavante precisou de apenas três minutos em campo para fazer a diferença.
Aos 20, Gamalho sofreu pênalti de Igor Moraes. Ele mesmo bateu e, com classe, deslocou o goleiro adversário para colocar o Pantera em vantagem. O Volta Redonda, então, precisou sair mais para o ataque, mas esbarrou na incapacidade de furar o bloqueio paulista e não conseguiu reagir.

