Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Morre, aos 97 anos, o ex-diretor da Medicina USP, Prof. Dutra de Oliveira

Professor José Eduardo Dutra de Oliveira foi referência da Medicina e da Nutrologia no Brasil (Foto: Vladimir Tasca/Reprodução/Jornal da USP)

Morreu nesta segunda-feira, 3 de novembro, em Ribeirão Preto, o professor José Eduardo Dutra de Oliveira, aos 97 anos, um dos nomes mais importantes da história da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Médico, pesquisador e professor emérito da instituição, Dutra de Oliveira foi pioneiro no ensino e na consolidação da nutrologia como área científica e médica no país.

O velório e o sepultamento serão realizados nesta terça-feira (4), das 10h às 14h45, no Velório Municipal de Bonfim Paulista – Sala Comunitária (Rua Izokiti Menoara, 110-178, Residencial Villa Florença), em Ribeirão Preto.

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP em 1951, Dutra de Oliveira concluiu doutorado em Fisiologia em 1957, tendo realizado estágios nos Estados Unidos, México e Guatemala. Foi bolsista da Fundação Rockefeller e do governo alemão, além de atuar como professor visitante na Universidade de Cornell (EUA) e consultor da Food and Agriculture Organization (FAO) da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Universidade das Nações Unidas (ONU).

Reconhecido como um visionário na área da nutrição clínica, foi autor de mais de 300 artigos científicos e do livro Ciências Nutricionais: aprendendo a aprender, considerado obra de referência no ensino médico brasileiro. Sua atuação foi decisiva para introduzir o ensino da nutrologia no curso de Medicina da USP, área que se consolidou sob sua liderança e se tornou essencial para o estudo e o tratamento de doenças relacionadas à nutrição e ao metabolismo.

Durante mais de seis décadas de carreira, Dutra de Oliveira dedicou-se ao ensino, à pesquisa e à formação de gerações de médicos e nutricionistas. Seus estudos sobre anemia ferropriva, metabolismo do ferro, fortificação de alimentos e nutrição infantil embasaram políticas públicas de saúde e ações de combate à desnutrição.

Na FMRP-USP, foi professor titular de Clínica Médica e diretor da faculdade entre 1979 e 1983, além de coordenador do campus de Ribeirão Preto (atual Prefeitura do Campus) de 1979 a 1986. Também coordenou cursos de medicina em outras instituições, como a Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp).

Foi fundador e incentivador do Coral da USP Ribeirão Preto.

Em nota, a Reitoria da USP lamentou “com imenso pesar” o falecimento do professor, destacando sua contribuição pioneira à medicina e à educação. “A USP perde, além de um grande nome da Medicina, um humanista que acreditava na formação integral e no poder transformador do conhecimento”, afirmou a instituição.

José Eduardo Dutra de Oliveira deixa seis filhos, netos e bisnetos. A Reitoria manifestou solidariedade à família, em especial à filha Eloisa Dutra de Oliveira Bonfá, diretora da Faculdade de Medicina da USP, e aos inúmeros ex-alunos e colegas que se inspiraram em sua trajetória.

 

Postagens relacionadas

Beneficiários com NIS final 5 recebem hoje Auxílio Gás

Redacao 5

PUBLICIDADE: Unip – Universidade Paulista

Redação 1

Larga Brasa

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com