Tribuna Ribeirão
Saúde

Sábado tem Dia 
D de vacinação

Fernando Gonzaga 
A vacinação será destinada a quem ainda não recebeu as doses

Vacinas são destinadas a crianças e adolescentes entre 10 a 19 anos que ainda não foram imunizados



Ribeirão Preto promove neste sábado, 8 de novembro, o Dia D de Vacinação Contra a Dengue e o HPV, voltado a crianças e adolescentes. A ação acontece em todas as 38 salas de vacina do município, das oito horas às 16h30, e integra a estratégia da Secretaria Municipal da Saúde para ampliar a cobertura vacinal, em um momento em que o início do período de chuvas aumenta o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, além de reforçar a proteção contra doenças que podem causar câncer, como o HPV.

A vacinação será destinada a quem ainda não recebeu as doses.

A vacina contra a dengue é indicada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, enquanto o imunizante contra o HPV será aplicado em jovens de 15 a 19 anos. Com a tendência de aumento da circulação do Aedes aegypti nos próximos meses, a pasta reforça que a imunização é essencial para reduzir casos graves e internações por dengue.

A cobertura vacinal da doença é de 77,3% para a primeira dose, e 31,3% para a segunda dose. Para garantir a proteção, é necessário que as duas doses sejam aplicadas. Desde o início do ano, foram confirmados 21.470 casos da doença. A secretaria alerta ainda para a necessidade de manter medidas de prevenção, como eliminar recipientes que acumulem água.

HPV – Além disso, o município também reforça a importância da vacina contra o HPV, vírus associado ao desenvolvimento de diferentes tipos de câncer, incluindo colo de útero, garganta e pênis. Embora o imunizante esteja disponível na rotina do calendário vacinal, a adesão entre adolescentes tem sido um desafio em diversas regiões do país.

Atualmente, a cobertura vacinal do HPV é de 73,8% entre as meninas, e 61,4% entre os meninos.

O HPV é responsável por 99,7% dos casos de câncer do colo do útero e é o terceiro tipo mais incidente entre mulheres, atrás dos tumores de mama e de cólon e reto.

Para a vacinação, basta apresentar documento com foto e caderneta de vacinação, se houver.

“Ações como o Dia D buscam facilitar o acesso e incentivar as famílias a regularizarem a situação vacinal, especialmente aquelas que encontram dificuldade para comparecer às unidades de saúde durante a semana. Nosso objetivo é ampliar a proteção e reduzir riscos à saúde da população jovem”, afirmou Luzia Márcia Romanholi Passos, subsecretária de Vigilância em Saúde.

Postagens relacionadas

SUS terá primeiro medicamento para demência associada ao Parkinson

Redação 2

Segunda dose chega para 3.500 educadores

Redação 1

Pesquisa avalia sequelas da covid-19 na população brasileira

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com