Por Hugo Luque
O Botafogo encaminhou sua permanência na Série B do Campeonato Brasileiro ao derrotar o Amazonas por 1 a 0 nesta segunda-feira (10), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela 36ª rodada do nacional. Léo Gamalho marcou o único gol do Pantera.
A noite foi de alívio para os 8.922 torcedores que aproveitaram as promoções e encherem a casa botafoguense. Foi o maior público do time nesta Série B e o segundo maior de 2025, atrás apenas dos 13.090 que compareceram no duelo com o São Paulo pelo Campeonato Paulista.
Com a vitória do Athletic-MG sobre a Ferroviária no início da rodada, o Tricolor precisava triunfar para sair mais uma vez da zona de rebaixamento. E conseguiu. Agora, os comandados do invicto Ivan Izzo somam 41 pontos e ocupam a 15ª colocação.
O Athletic e a Locomotiva vêm logo atrás, na 16ª e 17ª posições, respectivamente. Ambos somam 40 pontos e ainda ameaçam o Bota, que volta a campo no domingo, às 16h30, fora de casa, contra o Criciúma.
O jogo
A complicada situação na tabela dos adversários fez que o jogo fosse um pouco mais aberto do que de costume em relação a outros compromissos da Série B. Os chutes de fora da área, no entanto, permaneceram a tônica, como é “tradição”. O Amazonas criou boas chances no primeiro tempo, a primeira dela logo aos cinco minutos, que parou em defesa de Victor Souza.
Aos 23, Jefferson Nem foi quem bateu de fora da área para ameaçar a meta rival. Alejo Dramisino também teve sua oportunidade. Já no fim, aos 40, Henrique Almeida respondeu em cobrança de falta que passou perto.
Nem, que sentiu problema físico no final do primeiro tempo, deixou o gramado no intervalo. Descontente com o empate, Ivan Izzo também decidiu colocar Marquinho em campo para lançar a equipe para o ataque. A estratégia se mostrou bem-sucedida.
Antes da “prova”, porém, sustos no Santão. O primeiro foi em uma bomba de Kevin Ramírez na trave. O segundo veio quando o árbitro marcou pênalti, aos 12 minutos, também em Ramírez. Contudo, a marcação rapidamente foi mudada, já que o atleta foi derrubado fora da área. Na cobrança da infração, a bola parou na barreira.
Poucos minutos depois, quem comemorou o apito foi a torcida mandante. Alejo Dramisino foi derrubado por Akapo após grande passe de Marquinho, aposta de Izzo. O veterano Léo Gamalho bateu e acertou o travessão. Contudo, a bola quicou dentro da meta antes de sair. Gol do alívio.
Na sequência, Victor Souza precisou salvar o Botafogo. Pouco criativo, o Amazonas pouco levou perigo depois disso e, aos 47, Marquinho ainda chegou a marcar o segundo do Pantera, mas o tento foi anulado por impedimento.

