Tribuna Ribeirão
Geral

Estudantes embarcam amanhã para Portugal

Jovens de Ribeirão Preto e outras cidade da região e do estado, participam de intercâmbio em Portugal (Divulgação)

Intercâmbio cultural leva alunos da rede pública de quatro estados a Portugal em uma jornada de aprendizado, arte e cidadania

O sonho já começou para parte dos estudantes brasileiros selecionados pelo projeto “Era uma Vez… Brasil”. A jornada internacional teve início em 5 de novembro, com a primeira turma já em Portugal. Agora, é a vez da segunda turma – com participantes das paulistas Ribeirão Preto, Serrana, Brodowski Lençóis Paulista, Macatuba, Areiópolis e das baianas Jacobina e Várzea do Poço – preparar as malas para embarcar na próxima sexta-feira (14), com retorno previsto para o dia 24.

A experiência de intercâmbio e vivência cultural está transformando a trajetória de jovens da rede pública e abrindo novas perspectivas de futuro. Ao todo, estudantes e professores de 16 cidades de quatro estados brasileiros –

São Paulo, Bahia, Pernambuco e Paraná – participam, de 5 a 24 de novembro, dessa experiência internacional, que une educação, arte e história em território europeu.

O intercâmbio encerra um ciclo formativo intenso, dedicado à valorização das identidades brasileiras, à produção artística e à reflexão sobre o passado e o presente do país. Nas semanas que antecederam as viagens, as equipes locais promoveram oficinas, produções autorais e encontros de integração com
estudantes e familiares.

Essa etapa, segundo o coordenador geral do projeto, Guilherme Parreira, representa a síntese de um processo que ultrapassa os limites da sala de aula.  “Chegamos a mais um capítulo de uma história que vem sendo escrita por milhares de mãos em todo o Brasil”, afirma.

“Cada estudante e cada professor que embarca para Portugal leva consigo não apenas o resultado de um
processo de formação, mas o símbolo de que a educação é capaz de abrir
caminhos reais.”

Para Parreira, ver jovens de diferentes origens atravessando o oceano é a materialização do propósito que move o projeto desde sua criação.

“O Era uma Vez… Brasil nasceu para provocar reflexão e orgulho das nossas origens — e
ver esses jovens contando a própria história é a maior prova de que estamos
no caminho certo.”

De Ribeirão Preto, o professor Alan Nardi de Souza, da EMEF  Professor Doutor Waldemar Roberto, compartilha o mesmo entusiasmo. Para ele, o Era uma vez…Brasil estabelece um longo processo de aprendizado e amadurecimento. “Cada etapa – as formações, o campus, a convivência – ampliou a nossa percepção de mundo e o papel que temos como agentes históricos”, explica.

Alan acredita que a vivência internacional vai permitir novas reflexões sobre o próprio cotidiano. “Essa viagem é um convite a enxergar nossa realidade com novos olhos, repensar o que queremos transformar e o que podemos aprender com outras culturas.”

A estudante Glenda dos Santos Costa, 14 anos, da Emef Alcina dos Santos Heck, em Ribeirão Preto, também vive a expectativa do embarque. Ainda no 6º ano, ela já sonhava em fazer uma viagem internacional – e o projeto reacendeu esse desejo.

“Quero cursar Cinema e acredito que o intercâmbio vai abrir portas para novos
conhecimentos”, comenta.

Para ela, participar do projeto é uma experiência única: “Vou ser a primeira pessoa da minha família a viajar para outro país e a única aluna da escola contemplada neste ano — é um privilégio e tanto.”

Segundo Glenda, o grupo brasileiro tem muito a compartilhar com os europeus. “Acho que vamos levar uma visão diferente sobre o nosso país e, ao mesmo  tempo, mergulhar no mundo deles.

Tenho certeza de que voltaremos com o nosso barquinho cheio de aprendizados”, conclui.

Criado em 2016, o “Era uma Vez… Brasil” proporciona a estudantes da rede pública uma jornada de aprendizado transformadora, unindo o estudo da  história do Brasil à valorização de identidades e trajetórias pessoais e coletivas.

Ao longo de oficinas, produções artísticas, imersões e intercâmbios, os jovens  são convidados a refletir sobre o passado, compreender o presente e imaginar
o futuro.  O projeto é uma iniciativa da Origem Produções, realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: 19º Prêmio Recall de Criação Publicitária

Redação 1

Pandemia: escolas de samba do Rio adiam decisão sobre carnaval de 2021

Redação 1

PUBLICIDADE: Quer receber notícias no seu WhatsApp? Adicione o Tribuna!

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com