A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade, realiza neste sábado, feriado de 15 de novembro, uma grande feira de adoção de cães e gatos, com mais de 190 animais disponíveis para adoção responsável.
Será das nove às 14 horas, na sede da Gerência de Bem-Estar Animal – antiga Divisão de Bem Estar Animal (DBEA) –, localizada na avenida Eduardo Andrea Matarazzo (Via Norte) nº 4.255.
“Promover o bem-estar animal é também garantir que os pets tenham lares seguros, onde receberão amor e cuidados. Trabalhamos para incentivar a adoção responsável, assegurando que os tutores ofereçam o essencial para o desenvolvimento saudável desses animais”, destacau o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade, Claudio Almeida.
A adoção é destinada a maiores de 18 anos, residentes em Ribeirão Preto. Para adotar é necessário apresentar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou documento com foto – Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – e comprovante de residência.
Os pets são resgatados e tratados e estão vacinados, microchipados e, no caso dos adultos, castrados, garantindo mais segurança e bem-estar tanto para os animais quanto para os tutores.
Também é orientado às pessoa que pretendem adotar um animal levar guias e coleiras no caso de quem tem interesse em cães e caixa, para quem quer aumentar a família com um gato. Mais informações sobre adoção no telefone da Gerência de Bem-Estar Animal, número (16) 3628-2778.
Desde o início e setembro, a população de Ribeirão Preto conta com um novo e rápido canal de comunicação para cuidados e resgates de animais. A GBEA começou a atender via WhatsApp, pelo número (16) 99170-8198.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das sete às 17 horas, e aos finais de semana, das sete às 15 horas. A ferramenta amplia as opções de comunicação com o munícipe, garantindo um atendimento mais ágil e moderno, e passa a ser mais um canal disponível, junto ao atendimento telefônico da unidade. Todos os serviços prestados pela GBEA podem ser solicitados via WhatsApp.
São informações sobre castração e pedidos de resgate de animais atropelados e/ou vitimados sem tutores. Para denúncias de maus-tratos e abandono, é obrigatório realizar o boletim de ocorrência (BO) antes do contato com a divisão, garantindo que as ações sejam feitas conforme a legislação vigente.

