Pantera está a uma combinação de resultados de garantir permanência na Série B
Por Hugo Luque
Após uma temporada complicada, o Botafogo pode confirmar sua permanência na Série B do Campeonato Brasileiro com uma combinação de resultados neste fim de semana. Além de vencer o Criciúma, o time terá de contar com um tropeço de Ferroviária ou Athletic-MG. Para uma equipe que chegou à lanterna da competição, a situação atual surpreende.
Em julho, o Pantera chegou a ocupar a última colocação da divisão e parecia fadado ao rebaixamento. Foi então que Léo Gamalho foi contratado e rapidamente notou uma mudança no clube. A transformação foi concretizada com a saída de Allan Aal e a chegada de Ivan Izzo ao comando técnico tricolor.
“A gente teve uma mobilização muito grande. Com a saída do Allan, a gente não estava conseguindo os resultados que precisava. Encontramos jogos difíceis e não conseguimos bons resultados. Até fizemos bons jogos, com uma sequência boa, do América-MG até o Goiás, mas depois não conseguimos as vitórias e pediram a mudança.
Depois disso, houve uma mobilização muito grande. O Ivan assumiu uma situação difícil e tem feito um ótimo trabalho, tem conseguido ajudar todo mundo. Ele não tem feito, digamos assim, algo extraordinário, mas no futebol o simples funciona”, disse o centroavante, responsável por quatro gols em nove partidas, incluindo os fundamentais tentos que garantiram vitórias diante de Volta Redonda e Amazonas.
O Botafogo deixou de ser um dos favoritos ao rebaixamento e tem, atualmente, 15,9% de chance de cair segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em seis rodadas com Ivan Izzo no banco de reservas, foram três vitórias, três empates e a fuga da zona de rebaixamento.
Atualmente na 15ª posição, com 41 pontos, o Pantera busca fazer mais uma vítima na próxima rodada para voltar a Ribeirão Preto aliviado. Para isso, Izzo deverá ter, mais uma vez, quase todo o plantel à disposição.
“Essa questão motivacional de a gente se unir e se motivar tem sido importante. Isso tem feito diferença, como a forma de trabalho que levamos ao longo da semana. Nosso departamento médico praticamente está vazio e o pessoal da área médica tem feito um grande trabalho, o que deixa todo mundo em condição de jogo, o que às vezes não acontecia com o Allan.
Tivemos uma sequência de lesões de jogadores importantes que o prejudicou. Nessa reta final, todo mundo está buscando a melhor condição, e isso ajuda o professor a tomar as melhores atitudes e escolher quem está melhor. Quando algum jogador ou outro fica de fora, quem entra dá conta do recado”, concluiu Gamalho.
O veterano centroavante deve liderar o ataque botafoguense neste domingo (16), às 16h30, quando o time encara o Criciúma fora de casa, pela penúltima rodada da Série B. O atleta está a dois gols de chegar à artilharia histórica da divisão – soma 90 gols no total.

