Tribuna Ribeirão
DestaquePolícia

MP de Minas Gerais realiza ação na região

Promotores contaram com apoio do BAEP na operação contra fraude em licitação de transporte escolar rural de Uberaba (MG)

Operação do Ministério Público de Minas mirou empresas suspeitas de fraudar licitação de transporte escolar rural (Foto: MPMG/Divulgação)

Por: Adalberto Luque

O Ministério Público de Minas Gerais MPMG), com apoio do Ministério Público de São Paulo (MPSP) e das Polícias Militares de MG e SP, deflagrou, nesta terça-feira, 18 de novembro a Operação “Todas por Uma”. O objetivo da ação foi desarticular fraude em licitação do transporte escolar rural de Uberaba.

Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em empresas e residências de empresários e contadores investigados. Em Cravinhos, região metropolitana de Ribeirão Preto, o Batalhão de Ações Especiais de Polícia acompanhou o Ministério Público no cumprimento do mandado contra um alvo.

A investigação da 15ª Promotoria de Justiça de Uberaba aponta indícios de que empresas paulistas coligadas manipularam o pregão eletrônico realizado no fim de 2024, simulando concorrência para assumir o contrato do transporte rural, que atende cerca de 1.500 alunos e custa mais de R$ 1,5 milhão ao mês.

Documentos, computadores e celulares apreendidos serão analisados para aprofundar a apuração. Se confirmadas as suspeitas, os envolvidos poderão responder por associação criminosa, falsidade ideológica e frustração do caráter competitivo de licitação.

Foi determinado o sequestro de R$ 12 milhões em veículos, imóveis registrados em nome de interpostas pessoas e valores em contas bancárias, montante equivalente ao já recebido pela empresa vencedora. A operação ocorreu simultaneamente em Cravinhos, Araraquara, Vargem Grande Paulista, Cotia e Guarulhos, todos municípios paulistas, e em Uberaba (MG).

A Controladoria-Geral do Município de Uberaba forneceu dados técnicos e documentos, em atuação conjunta com a Secretaria de Educação. Até o momento, não há indícios de envolvimento ilícito de servidores municipais. A ação contou com apoio dos Gaecos de MG e SP, do Centro de Apoio das Promotorias de Defesa do Patrimônio Público e das Polícias Militar, Civil e Penal de MG, além da Polícia Civil de SP, reunindo cerca de 40 policiais, delegados e promotores.

Postagens relacionadas

Agendamento on-line de mamografia termina sábado, dia 30

Redação 2

Malta investe no Brasil 

William Teodoro

Câmera de rua grava agressão à criança em Sertãozinho

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com