Tribuna Ribeirão
DestaqueEsportes

Botafogo empata com Avaí e evita rebaixamento

Pantera sofre com falta de criatividade, fica no zero e conta com 'ajuda' do Operário-PR

Foto: Raul Ramos

Por Hugo Luque

O Botafogo correu riscos, sofreu e abusou da sorte, mas conseguiu evitar o rebaixamento na última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro ao empatar em 0 a 0 com o Avaí neste domingo (23), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet. Pouco criativo, o Pantera deixou os torcedores insatisfeitos, ainda que aliviados.

A equipe de Ivan Izzo mostrou pouco para quem precisava de uma vitória para não depender de mais ninguém para evitar a queda. Por isso precisou de uma grande ajuda do Operário-PR, que bateu a Ferroviária e rebaixou o time de Araraquara (SP).

Um clube que já viu de perto o perigo do descenso e escapou por muito pouco em diversas ocasiões, o Tricolor conseguiu mais uma vez. Existe, agora, um alívio, mas fica evidente que também é necessário melhorar dentro e fora de campo para impedir que novos episódios dramáticos negativamente ocorram.

O Bota encerra sua participação na Série B na mesma posição em que começou a rodada. Fechou a temporada em 16º no nacional com 42 pontos e agora entra em férias antes de iniciar a preparação para o Paulistão de 2026. A Ferroviária caiu com 40, assim como Amazonas (36), Volta Redonda (36) e Paysandu (28), que já chegaram rebaixados à jornada derradeira.

O Athletic-MG, que também tinha chances de cair, ficou na 15ª colocação com 44 pontos. O campeão da segunda divisão brasileira foi o Coritiba, seguido do rival Athletico-PR. Também subiram para a elite Chapecoense e Remo – o time nortista bateu Criciúma e Goiás pela vaga final.

O jogo

Empurrado por 10.953 torcedores (maior público registrado no Santa Cruz nesta Série B e segundo maior da temporada), o Botafogo tentou partir para cima. Todavia, faltou senso de urgência na etapa inicial. O time controlava a posse de bola, mas não conseguia furar o bloqueio do Avaí, que apenas cumpria a tabela.

Mesmo diante de um adversário menos interessado em somar pontos, pois não brigava para subir e nem contra a Série C, o Pantera pecou mais uma vez na criação de jogadas. Faltava alguém para encontrar Léo Gamalho.

Gabriel Barros, pela direita, criou as melhores oportunidades, mas demonstrou dificuldade em finalizar as jogadas e tirou a paciência da torcida. Também irritou a arquibancada as repetidas paralisações para atendimento médico aos atletas visitantes.

No segundo tempo, Ivan Izzo tentou solucionar o problema na armação tricolor e colocou em campo Marquinho. Naquele momento, a Ferroviária vencia o Operário e escapava do rebaixamento, enquanto o Athletic perdia para o lanterna Paysandu e entrava na zona de descenso. Um gol dos mineiros jogaria o Bota para o Z-4.

Nos 45 minutos finais, o time da casa foi ainda mais incisivo, mas novamente mostrou pouca capacidade de criar jogadas pelo meio. Restou aos laterais e pontas cruzarem bolas na área em uma desesperada busca por Léo Gamalho, que teve poucas chances e, quando teve, não conseguiu passar do goleiro César.

Sem nada a perder, o Avaí também tentou sair mais para o ataque e, aos 20 minutos, Josmar saiu na cara de Victor Souza, mas parou no goleiro, talvez o principal personagem do Botafogo nesta Série B. No minuto seguinte, Jonathan Cafu acertou um lindo voleio de primeira e parou na trave.

A situação preocupante ficou desesperadora quando, já nos últimos 15 minutos de jogo, o Athletic empatou e empurrou o Pantera para a zona de rebaixamento. Durou apenas um minuto, já que logo em seguida a Ferroviária levou o empate do Operário.

Os últimos minutos foram de pressão botafoguense, sobretudo em jogadas individuais de Jefferson Nem, que entrou no decorrer do segundo tempo. A rede, porém, não balançou em Ribeirão Preto. Em compensação, o Athletic virou diante do Paysandu e o Operário também reverteu a desvantagem contra a Ferroviária, o que assegurou de uma vez por todas a permanência do Botafogo na Série B para 2026.

Postagens relacionadas

Após ser ‘furado’ por barbearia, São Paulo anuncia a contratação do meia Nikão

William Teodoro

Torcida do Comercial realiza campanha para ajudar clube durante paralisação

Redação 1

Auxílio cultural ‘sai’ em 30 dias

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com