Por Hugo Luque
Menos de 24 horas após o empate em 0 a 0 com o Avaí, que garantiu a permanência do Botafogo na Série B do Campeonato Brasileiro para 2026, o Pantera anunciou seu novo técnico. O clube oficializou, na manhã desta segunda-feira (24), a contratação de Cláudio Tencati, já de olho na próxima temporada.
Ivan Izzo, que assumiu o comando interinamente após a saída de Allan Aal, não permanecerá no comando. O ex-goleiro, responsável pela arrancada do Tricolor na reta final que evitou o descenso, com três vitórias, quatro empates e uma derrota, retorna para sua função original de auxiliar da casa.
Seu substituto, Tencati, tem 52 anos e um acesso para a Série A no currículo. Natural de Indianópolis (PR), tem como principal trabalho sua passagem pelo Criciúma, entre 2021 e 2024. Com o Tigre, subiu da Série C para a B e, em 2023, chegou à elite nacional.
Tencati fez quase toda sua carreira na região Sul do país. Iniciou no Cianorte-PR, em 2006, antes de trabalhar o Paranavaí-PR. Em seguida, passou para as categorias de base do Iraty-PR antes de chegar ao Londrina.
O bom desempenho com os juniores do Tubarão rendeu ao profissional um cargo no profissional. Permaneceu no time até 2017 e conquistou o Campeonato Paranaense de 2014.
Seu primeiro trabalho fora do Paraná foi à frente do Atlético-GO, em 2018. No ano seguinte, comandou o Vitória por pouco tempo e retornou ao Londrina. Entre 2020 e 2021, Cláudio Tencati passou duas temporadas no Brasil de Pelotas-RS.
O novo comandante do Botafogo encerrou 2022 no comando do Criciúma e assim permaneceu até o ano passado. Foram dois acessos e quatro troféus com o Tigre, que se reergueu, deixou a segunda divisão estadual, conquistou duas vezes a elite de Santa Catarina e chegou à Série A do Brasileiro.
Em 2025, Tencati assinou com o Atlético-GO, mas seu retorno ao Dragão foi curto como a primeira passagem: apenas nove jogos e duas vitórias. Desta vez, deixou a equipe do Centro-Oeste, que disputou a Série B, para assumir o Juventude na Série A. Foram apenas sete partidas antes de sua demissão, em julho.
Cláudio Tencati é o primeiro reforço do Pantera para 2026. O treinador chega com a missão de fazer a próxima temporada do Tricolor ser melhor do que a deste ano, em que o time brigou contra o rebaixamento no estadual e no nacional.
No Paulistão, que agora terá a primeira fase disputada em formado de “liga”, o conjunto ribeirão-pretano terá pela frente Noroeste, Capivariano, Primavera, Guarani, Velo Clube, Novorizontino, Red Bull Bragantino e Palmeiras. Os oito melhores avançam ao mata-mata e os dois piores caem para a Série A2. A competição está prevista para começar em 11 de janeiro.

