Tribuna Ribeirão
Economia

Procon-SP já recebeu 1.383 queixas sobre a Black Friday

Agência SP
 Segundo balanço divulgado nesta terça-feira (25), a fundação já recebeu 1.383 reclamações da Black Friday registradas na plataforma Procon-SP Digital


São queixas de consumidores de todo o estado de São Paulo, registradas diretamente no www.procon.sp.gov.br ou por intermédio de alguns Procons municipais



A Fundação Procon de São Paulo (Procon-SP) atende presencialmente consumidores com dúvidas ou com reclamações a fazer ao longo de toda esta semana, em função das promoções de Black Friday, em 28 de novembro. Na capital, interior e litoral, especialistas em defesa do consumidor orientam e registra queixas especialmente em relação às promoções deste período, que se tornou um dos principais eventos de venda do setor varejista.

Procons municipais conveniados de pelo menos 80 cidades realizam ações voltadas para a Black Friday. Entre elas, 67 estão compartilhando materiais do Procon-SP. Segundo balanço divulgado nesta terça-feira (25), a fundação já recebeu 1.383 reclamações registradas na plataforma Procon-SP Digital.

São queixas de consumidores de todo o estado de São Paulo, registradas diretamente no www.procon.sp.gov.br ou por intermédio de alguns Procons municipais conveniados. Não entrega ou demora na entrega do produto lidera a lista de reclamações, com 419 denúncias (30,72% do total).

Depois aparecem pedido cancelado após finalização da compra, com 195 queixas (14,30%); produto e/ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto e/ou danificado, com 141 (10,34%); maquiagem de desconto (desconto oferecido sobre o preço do produto e/ou serviço não é real), com 139 reclamações (10,19%); e oferta não cumprida / venda enganosa / publicidade enganosa, com 107 denúncias (7,84%).

O objetivo destas iniciativas é alertar os consumidores sobre o que deve ser observado em relação a este período de compras, conscientizá-los sobre os seus direitos, garantir um atendimento ágil e, deste modo, reduzir o índice de problemas.

Como muitas promoções já estão ocorrendo, o Procon-SP criou um atalho na página de registro das reclamações do site para direcionar as demandas específicas de Black Friday e possibilitar o tratamento mais diligente desses casos.

Iniciativas voltadas aos fornecedores também têm sido adotadas pelo Procon-SP para que o evento promocional aconteça de acordo com as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor.

Para as dez empresas com mais reclamações na edição 2024 da Black Friday, foram encaminhadas cartas de recomendação como forma de incentivar a adoção de medidas essenciais de preparação.

Práticas como oferecer informações objetivas e transparentes sobre as ofertas efetuadas no período da promoção; aplicar o desconto sobre o menor preço dos últimos 60 dias; divulgar, de forma ampla e antecipada, quais os meios de pagamento disponíveis; observar o direito de arrependimento; cumprir os prazos de entrega; implementar medidas para que o consumidor identifique tentativas de fraude; entre outras, foram recomendações reforçadas.

Equipes de Fiscalização já estão monitorando sites de várias empresas para verificar os preços dos produtos mais procurados durante a data promocional, com o objetivo de identificar ofertas enganosas. As que forem flagradas infringindo a legislação e desrespeitando os direitos dos consumidores, ficam sujeitas a penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Ribeirão Preto – O comércio de Ribeirão Preto projeta crescimento médio entre 5% e 7% nas vendas alusivas à Black Friday 2025, na comparação com o mesmo período do ano passado, aponta a projeção do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV). A promoção acontece em 28 de novembro. Considerando o mês inteiro, a estimativa é para alta de 3% a 5%.

Em novembro de 2024, o pico de vendas da Black Friday não foi suficiente para garantir um resultado positivo, quando houve recuo médio de 1%, após queda de 2,7% no mesmo período de 2023. O CPV é mantido por Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP). 

Ainda segundo o levantamento, o tíquete médio de compra na Black Friday 2025, em Ribeirão Preto, deve variar entre R$ 300 e R$ 350 para produtos de menor valor agregado. Nos de maior valor agregado, a variação deve ser entre R$ 650 e R$ 850. No ano passado, a estimativa girava entre R$ 250 e R$ 300 e R$ 600 e R$ 800, respectivamente.

O levantamento do CPV aponta que 67% dos consumidores ribeirão-pretanos pretendem ir às compras nessa Black Friday. Os produtos mais procurados pelos consumidores na Black Friday 2025 serão roupas/calçados/acessórios, celulares, perfumes/cosméticos, móveis/decoração, automóveis, alimentos, ofertas de delivery de restaurantes, viagens/passagens aéreas/hotéis, cursos de graduação e pós-graduação, serviços de streaming e até procedimentos estéticos, entre outros.

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