Por: Adalberto Luque
Oito pessoas de uma distribuidora de bebidas de Ribeirão Preto foram detidas, na noite desta terça-feira (25), suspeitas de terem desviado 84 dúzias de garrafas de cerveja de 600 ml cada. A carga estaria avaliada em cerca de R$ 7,5 mil.
Os homens levados à delegacia pertencem à uma empresa terceirizada da distribuidora de bebidas. O desvio da carga foi descoberto por uma representante da empresa, que também integra a Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF).
De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), a suspeita é que os envolvidos já vinham desviando diariamente cargas semelhantes e tudo foi acompanhado pela representante através de câmeras de segurança. Consta no BO que o caminhão que estava com um dos compartimentos (chamados de baias) vazio.
Os demais estavam carregados e já haviam sido conferidos. Depois da conferência, a representante notou que um operador de empilhadeira colocou na baia vazia do caminhão as 84 dúzias de cerveja, que haviam sido separadas por outro funcionário.
O motorista do caminhão e outros dois homens teriam participado, de acordo com o BO, através de ações coordenadas e estando ciente do desvio da carga. Depois que o caminhão deixou o depósito, a representante acompanhou as entregas.
Nas cinco primeiras, usaram as duas baias onde estaria a carga regular. A sexta entrega foi na rua Henrique Dumont, Jardim Paulista, zona Leste da cidade. Os suspeitos começaram a descarregar os palets desviados, que estavam na terceira baia. A representante acionou a PM.

Todos os produtos foram apreendidos. A dona do bar onde eram descarregadas as garrafas apresentou nota fiscal regular e disse não ter conhecimento de qualquer irregularidade. Os três homens que estavam no caminhão e a dona do bar foram levados para a Central de Polícia Judiciária (CPJ), no Centro de Ribeirão Preto.
Outras viaturas foram até o depósito e detiveram cinco homens suspeitos. Todos foram levados para a CPJ. Destes cinco, três foram liberados por não haver provas suficientes. A dona do bar também foi liberada.
Os outros cinco foram presos em flagrante e ficaram à disposição da Justiça. Vão receber por furto e tentativa de receptação. O delegado determinou a apreensão de oito celulares, que serão periciados. Os homens liberados seguem sendo investigados. A reportagem não conseguiu contato com a defesa dos envolvidos e também não recebeu retorno da empresa responsável pelas bebidas.

