Tribuna Ribeirão
Cultura

Cauim realiza sessão gratuita do documentário “A Mãe de Todas as Lutas”

O filme articula temas como genocídio indígena, racismo ambiental, violência de Estado, capitalismo agrário e as consequências socioambientais de crimes como o rompimento da barragem da Samarco/Vale.

Filme traz à tona debate sobre luta pela terra, racismo ambiental e resistência das mulheres

O Cineclube Cauim, em parceria com o projeto Cine das Manas e com a Resistência Feminista, realiza no dia 4 de dezembro, às 19h, a segunda sessão da programação especial que coloca mulheres no centro do debate político e cultural contemporâneo. Nesta edição, será exibido o documentário “A Mãe de Todas as Lutas”, dirigido por Susanna Lira, obra que aborda a luta pela terra no Brasil por meio das trajetórias de duas mulheres: Shirley Krenak, liderança indígena, e Maria Zelzuita, camponesa nordestina afetada por conflitos agrários.

O filme articula temas como genocídio indígena, racismo ambiental, violência de Estado, capitalismo agrário e as consequências socioambientais de crimes como o rompimento da barragem da Samarco/Vale. Em um país marcado por tensões fundiárias históricas, a obra oferece uma reflexão urgente sobre território, memória, ancestralidade e resistência feminina.

Para aprofundar o debate após a sessão, o evento contará com duas convidadas que são referência nacional na área:

Debatedoras convidadas
• Jéssica Pires Cardoso – Doutora em Sociologia e pesquisadora do Grupo Ruralidades, Ambiente e Sociedade (UFSCar). Especialista em conflitos agrários, campesinato, políticas de território e racismo ambiental.
• Manuela Aquino – Doutora em Sociologia e dirigente do MST. Atua nos estudos sobre lutas camponesas, organização popular no campo e desigualdades de classe, com foco na atuação das mulheres rurais.

O Cine das Manas é um projeto contínuo do Cauim que busca criar um espaço de formação, troca e acolhimento entre mulheres, articulando cinema, política, interseccionalidade e memória. A cada encontro, temas como feminismo negro, violências estruturais, direitos humanos, justiça social e cultura são abordados a partir de filmes e debates públicos.
A sessão é gratuita e aberta ao público.

Serviço

Cine das Manas – Sessão “A Mãe de Todas as Lutas”
4 de dezembro (quarta-feira)
19h
Cineclube Cauim – Rua Olavo Bilac, 135 – Ribeirão Preto (SP)
Entrada gratuita
Debate com Jéssica Pires Cardoso (UFSCar) e Manuela Aquino (MST)
Realização: Cine das Manas • Cineclube Cauim • Resistência Feminista e MST Ribeirão Preto

Postagens relacionadas

Morre, aos 75 anos, a pintora Susan Rothenberg

Redação 1

Cacau Protásio no Teatro Municipal

Redação 1

Finalistas do Miss Comerciária são recebidas pelo vice-prefeito Alessandro Maraca

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com