Por: Adalberto Luque
Policiais Civis de Campinas e Ribeirão Preto realizaram, na manhã desta quarta-feira, 26 de novembro, uma operação contra golpistas que se passam por advogados para lesar as vítimas. A Operação “Spes Vana” foi realizada a partir de investigações iniciadas em Campinas.
Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e nove de prisão temporária em Ribeirão Preto. O objetivo foi desarticular uma quadrilha que aplicava o golpe do “falso advogado”. As investigações apontaram que os estelionatários movimentaram mais de R$ 200 mil em apenas dois meses.

Os estelionatários entravam em contato com as vítimas e diziam que ela teria direito a uma grande quantia de dinheiro por uma ação jurídica. Em alguns casos, eles teriam, inclusive, dados das possíveis vítimas do golpe, se valendo de informações privilegiadas obtidas pelos estelionatários.
Diziam que, para receber os valores que a Justiça havia concedido, era preciso recolher tributos. As investigações tiveram origem após uma idosa de Campinas ter sido vítima de um golpe de R$ 50 mil.

Segundo o delegado Fernando Oliveira, no curso das investigações, foi pedida a quebra do sigilo bancário dos envolvidos e, desta forma, foram identificadas as contas movimentadas com os recursos ilícitos. Outras vítimas também foram identificadas.
Oliveira explicou que o núcleo que movimentava os valores extorquidos das vítimas eram quase que 100% de Ribeirão Preto. Uma das contas foi aberta e os valores que por lá chegavam eram pulverizados para outras contas, todas na cidade. A partir da quebra do sigilo bancário, foi possível identificar todos os envolvidos. O delegado também disse que o grupo atuava em todo o estado de São Paulo. Durante a operação, foram presos cinco investigados. As buscas pelos demais prosseguem.
(matéria atualizada às 11h36)

