Por Hugo Luque
O Botafogo iniciou a reformulação do elenco para a temporada 2026 nesta quarta-feira (26), com a dispensa de 16 jogadores. Além do lateral-esquerdo Jean Victor, que teve a saída anunciada na terça-feira com uma homenagem pelos anos de serviços prestados, outros nomes importantes deste ano vão deixar o Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet.
No sistema defensivo, não terão seus contratos renovados o goleiro João Carlos, os zagueiros Alisson Cassiano e Rafael Milhorim, o lateral-direito Wallison, os laterais-esquerdos Jean Victor e Gabriel Risso.
O arqueiro chegou a ser titular durante boa parte de sua passagem, iniciada em 2024, até perder o posto para Victor Souza. O vínculo do clube com o atual dono da meta vai até o fim deste mês, mas a diretoria busca a renovação.
Cassiano e Milhorim chegaram neste ano. A dupla sofreu para se encaixar e viu a titularidade ficar para Ericson e Vilar na reta final. Já nas alas, Wallison, também contratado para a temporada de 2024, sofreu com altos, baixos e críticas da torcida, quase sempre como reserva.
Na esquerda, Jean Victor se tornou líder do plantel, chegou a ser capitão e esteve presente no acesso para a Série B do Brasileiro, em 2022. Neste ano, porém, perdeu a titularidade para o argentino Gabriel Risso, que também está de saída.
Outro “hermano” a deixar o Tricolor ocupa o meio-campo e ganhou espaço no fim da temporada com Ivan Izzo: Alejo Dramisino, que fez 37 jogos, marcou um gol e deu uma assistência em 2025. Além dele, também deram adeus Gabriel Bispo, Jhony Douglas, Wesley Dias e Matheus Barbosa.
No ataque, mais cinco atletas completam a “barca” que ruma para longe de Ribeirão Preto. O nome há mais tempo no time é o ponta Robinho, contratado em 2023 e que sofreu com seguidas lesões no joelho. Ainda compõem o grupo Jonathan Cafu, Matheus Regis, Gabriel Barros e Ronie Carillo, todos contratados neste ano.
Dos que participaram da última Série B, ainda podem permanecer o goleiro Victor Souza, os zagueiros Vilar, Ericson e Carlos Eduardo, os meio-campistas Leandro Maciel e Marquinho, assim como os atacantes Léo Gamalho, Jefferson Nem e Guilherme Queiroz. Lesionados, o meia-atacante Gustavo Bochecha e o lateral-direito Jeferson se recuperam antes de terem seus futuros definidos.

