Tribuna Ribeirão
Artigos

Robótica doméstica: a espantosa r evolução do cotidiano familiar

Conceição Lima *



Logo será Natal, a época de presentear os queridos. Vale a pena pensar em algo inusitado, futurista… Que tal um charmoso robô doméstico, daqueles que fazem o sonho dourado de qualquer “dona” ou “dono” de casa?A robótica doméstica, que antes parecia algo distante, deixou de ser uma promessa futurista para se tornar uma realidade presente em muitos lares ao redor do mundo. 

Nem quero falar aqui daqueles robôs de limpeza, os tais aspiradores robóticos e esfregões automáticos, nem dos assistentes pessoais e de controle de dispositivos, como a Alexa ou a Siri, que se dizem o “cérebro” de casas inteligentes.

Tampouco pretendo enfatizar os robôs de segurança doméstica, como as câmeras e os drones de vigilância, todos eles tão corriqueira e amplamente divulgados. 

Talvez mereçam uma palavrinha os robôs para cuidado pessoal e monitoramento, muito útil para pessoas crianças,idosos ou portadores de necessidades especiais, encarregados de lembrar de tomar medicamentos, monitorar sinais vitais e até mesmo oferecer uma companhia leve e interativa.

Além do mais, 3elessão projetados para interagir com a família e até realizar chamadas de emergência, se necessário. Bastante cobiçados são os robôs de cozinha, que preparam café, coquetéis e até refeições completas, além de servir tais iguarias. Outro tipo robótico curioso são os robôs de lavanderia e os robôs de jardinagem,os quais farão parte do nosso cotidiano muito em breve.

Mas, a grande novidade será mesmo o robô humanoide, que transformará as tarefas domésticas em algo realmente do futuro.

Tal é o objetivo do Figure 03, talvez o robô humanoide mais interessante da safra atual, segundo a revista Time, uma inovação que surpreende pela aparência humanizada, funcionalidade e recursos inteligentes. Com 1,70m de altura e pesando 62 quilos, ele utiliza reconhecimento de voz para executar tarefas.

O robô conta com câmeras espalhadas pelo “corpo” para controlar seus movimentos e foi construído com estruturas de redes neurais, que permitem o aprendizado exponencial autônomo. Criado pela startup Figure IA, ele foi construído para ser o “primeiro robô adequado a tarefas domésticas e trabalhos manuais”, de acordo com a revista Time.

Segundo os seus criadores, “nos próximos 10 anos — talvez menos — […] toda casa terá um […]”. 

Entre os maiores avanços do Figure 03, está o campo de visão ampliado em 60%e o uso de câmeras nas palmas das mãos. Isso melhora a identificação e manipulação de itens frágeis, evitando acidentes com peças delicadas. Tais característicasfazem do Figure 03uma opção segura para casas com crianças, idosos, portadores de necessidades especiais e objetos de valor.

Por enquanto, o robô só consegue executar as seguintes tarefas:
- Inserir e remover roupas da máquina de lavar;
- Dobrar peças limpas e acomodá-las em gavetas;
- Lavar louça e organizá-la em armários;
- Separar objetos e organizar ambientes;
- Identificar e manipular objetos frágeis com precisão, tais como ovos e outros.

Visto possuir a capacidade de executar novas tarefas, o Figure 03 pode aprender a culinária básica, manuseando ingredientes e utensílios, misturando alimentos e operando eletrodomésticos com segurança. Inclusive, seu sistema de aprendizado permite que ele seja treinado para seguir receitas, com base em demonstrações humanas.

No entanto, ele ainda não é capaz de cozinhar sozinho pratos complexos e sua atuação é mais assistiva do que criativa.

O problema para o próximo Natal é que esse robô humanóide ainda não está disponível comercialmente. Mas a empresa Figure AI planeja produzir o modelo em larga escala, embora não tenha também divulgado a sua data de lançamento, nem o preço estimado.

Para concluir, convém ressaltar que as tendências futuras em robótica doméstica estão se intensificando, sendo que a Inteligência Artificial avançada será a maior protagonista na evolução dos robôs, permitindo que eles aprendam através das interações com os usuários.Também, em vez de serem projetados para tarefas específicas, os novos robôs domésticos tendem a ser multifuncionais, realizando várias tarefas, como limpar, cozinhar e até ajudar nas compras online.

Por outro lado, os robôs se tornarão cada vez mais fáceis de manusear, mesmo para pessoas idosas ou com mobilidade reduzida. Há que se considerar também a possibilidade de uma robótica afetiva e emocional… E por que não?

Não se pode subestimar o impacto dessa tecnologia na rotina familiar, tais como uma dependência tecnologia cada vez maior, as limitações de custo e o proverbial atraso dos países pobres. Também o desemprego na área doméstica terá efeitos devastadores.

As pessoas, não podem simplesmente imaginar que estão apenas investindo na praticidade da vida. É importante refletir sobre como essa tecnologia pode transformar o nosso cotidiano, acompanhar efetivamente e discutir o avanço da incrível robótica doméstica.



* Doutora em Letras, com pós-doutorado em Linguística, escritora, conferencista e palestrante, membro eleito da Academia Ribeirãopretana de Letras e da Academia membro fundador da Academia Feminina Sul-Mineira de Letras

Postagens relacionadas

Histórias de algumas canções de Paulo César Pinheiro

Redação 1

120 anos 

Redação 2

A semente universitária 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com