Por: Adalberto Luque
O prédio da Secretaria Municipal de Saúde de Matão foi parcialmente destruído, no final da tarde desta terça-feira (2), após um incêndio de grandes proporções atingir o local. As chamas começaram no andar superior do prédio, onde ficavam computadores que armazenavam consultas e documentos referente a medicamentos.
O imóvel pertence à Casa da Cultura, que abriga a Secretaria. Por conta da estrutura antiga do local, com muito madeiramento, além de materiais inflamáveis, como galões de álcool que eram armazenados, as chamas se alastraram rapidamente.
Um caminhão de rescaldo do Corpo de Bombeiros teve dificuldade para chegar ao prédio onde as chamas atingiram cerca de 5 metros de altura, pois um veículo quebrou à frente dos brigadistas. Assim que chegou, o tanque não foi suficiente para controlar as chamas.

Outras viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas, além de caminhões de brigada de indústrias da cidade, que fica distante 100 km de Ribeirão Preto, na região de Araraquara. Brigadistas de usinas da região e de Araraquara também ajudaram no combate ao incêndio. Após duas horas de combate, as chamas foram extintas e não atingiram a Casa da Cultura.
Para combate às chamas, participaram equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e agentes de trânsito, que ajudaram a orientar o fluxo de veículos no local, além de manter curiosos e imprensa à distância. Também foi preciso retirar ambulâncias e outros veículos estacionados próximos ao prédio, pois as labaredas lançaram faíscas à distância.

Viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ficaram à disposição, mas não houve vítimas. O prédio foi interditado e deve ser avaliado pela Defesa Civil para saber se será parcialmente liberado ou não. As causas do incêndio serão apuradas.
Em nota, a Prefeitura de Matão confirmou que não houve vítimas. Agradeceu à colaboração de todos os que se dedicaram a controlar as chamas e garantiu que já tomou medidas necessárias para reorganização dos serviços, que serão restabelecidos com segurança o mais breve possível. “Em breve, serão divulgadas orientações sobre novos locais de atendimento, caso necessário”, informou a nota.

