Espetáculo tradicional da Academia Livre de Música e Artes reúne cerca de 170 participantes e terá apresentações gratuitas nos dias 6 e 7 de dezembro
A Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma) retorna ao palco principal do Theatro Pedro II com a edição 2025 de seu Concerto de Natal, intitulado “Alma de Natal – O som da Alma: a voz que ilumina o Natal”. O espetáculo, que integra a agenda cultural de final de ano da instituição, acontece nos dias 6 e 7 de dezembro (sábado e domingo), às 20 e 19 horas, respectivamente.
A entrada é gratuita, mas é pr5eciso checar se há disponibilidade de convites, que começaram a ser distribuídos em 28 de novembro, na bilheteria do teatro. Com a intenção de celebrar o poder da voz e o brilho da fé, o programa reúne cerca de 170 integrantes – entre alunos, professores, coralistas, solistas e instrumentistas – em um repertório de doze obras assinadas por compositores de diferentes nacionalidades.
Entre eles estão nomes consagrados como a ítalo-brasileira Deborah Blando; o italiano Ennio Morricone; o belga François-Auguste Gevaert; o austríaco Franz Gruber; o norte-americano Albert Hay Malotte; e o brasileiro Maurício Gaetani, entre outros.
Um dos momentos mais aguardados é a interpretação de “When You Believe”, de Stephen Schwartz, vencedora do Oscar de Melhor Canção Original do filme “O Príncipe do Egito” (1998), e popularizada por Whitney Houston e Mariah Carey. A temática da música gira em torno da fé, da esperança e da capacidade de se alcançar milagres mesmo em tempos difíceis. “Shchedryk”, canção típica do folclore ucraniano e conhecida mundialmente na versão em inglês como “Carol of the Bells”, também integra o repertório, preparado para uma hora e meia de duração. Sob coordenação artística de Snizhana Drahan, arranjos e regência do maestro Bogdan Dragan, esta edição marca a estreia do coral adulto da academia, que somado aos Coros Infantil e Juvenil, reúne 80 vozes.

Concerto de Natal: a temática da música gira em torno da fé, da esperança e da capacidade de se alcançar milagres mesmo em tempos difíceis
O conjunto se une a 60 instrumentistas e sete solistas. “Estamos muito felizes com a inclusão do grande coro no concerto porque este grupo funciona como um instrumento de emoção e esperança ao transformar cada voz numa centelha que ilumina o espírito natalino. É uma amplificação que traz mais potência sonora e beleza artística ao espetáculo”, comenta Snizhana Drahan.
Para Dulce Neves, presidente da Alma, o concerto reflete a essência do período natalino, renovando-se a cada ano. “Natal é um tempo de sentimentos profundos, como esperança, alegria, união e amor. Nesse contexto, cada música do concerto carrega uma simbologia: a estrela, que guia; o sino, que anuncia; a vela, que ilumina; e o coração, que se enche de paz. Nosso convite é para que o público se permita viver esse momento de luz, conduzido pela música”, destaca.
Além das duas sessões no Theatro Pedro II, o concerto também será apresentado no Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau, em São Joaquim da Barra, no dia 11 de dezembro, às 19h30. A cidade integra um dos polos do Núcleo 2 da Alma.
Sobre a Alma – A Academia Livre de Música e Artes (Alma) é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto. Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo.
A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem. Assim, o objetivo é que permitir a esses alunos acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais. Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, nas escolas públicas destas cidades, com o objetivo de preparar crianças para ingressarem no Núcleo de Formação Avançada, em Ribeirão Preto.
Pedro II – O Theatro Pedro II informa que não é permitido crianças menores de 12 anos na fila A dos setores balcão nobre e balcão simples, por determinação do Ministério Público de São Paulo (MPSP), devido a altura do guarda corpo. Ingressos para cadeirantes são destinados ao setor frisa do teatro. Importante ressaltar que não será permitida em nenhuma hipótese a entrada após o início do espetáculo, não havendo troca de ingresso e nem devolução do dinheiro. A peça terá início no horário marcado.
Para melhor conservação do Theatro Pedro II é proibido o consumo de bebidas e alimentos dentro das salas de espetáculos. Fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. O local tem capacidade para 1.588 pessoas, mas parte foi interditada por segurança. Atualmente conta com 1.200 lugares, mas costuma disponibilizar 1.000 para o espetáculo da Alma. O telefone para mais informações é (16) 3977-8111. Ou acesse www.theatropedro2.com.br. O espaço é o terceiro maior teatro de ópera do Brasil. O uso de máscara é opcional. A classificação é livre.

