Por Hugo Luque
A Fifa realizou nesta sexta-feira (5), em Washington D.C., nos Estados Unidos, o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026, que será disputada na América do Norte. O Brasil, desta forma, conheceu seus adversários na primeira fase da principal competição do futebol mundial.
A seleção nacional ficou no Grupo C, que tem como principal adversário o Marrocos, semifinalista e quarto colocado em 2022, no Catar. O primeiro compromisso da Canarinho no Mundial também será diante dos africanos, em 13 de junho. Completam a chave o Haiti, que retorna ao torneio pela primeira vez desde 1974, e a Escócia, cuja última participação foi em 1998.
A Fifa proíbe seleções da mesma confederação no mesmo grupo. A exceção fica por conta das equipes europeias, já que a Uefa tem 16 classificadas.
Com o sorteio, ficou definido também que o México encara a África do Sul na estreia da Copa, no Azteca, na Cidade do México, em 11 de junho. A final está agendada para 19 de julho, no MetLife Stadium, na região de Nova York, Estados Unidos.
Entre os destaques, as chaves que mais chamam a atenção pelo equilíbrio são as de Inglaterra e França. Os ingleses ficaram no Grupo L, ao lado de Croácia, Gana e Panamá. Os franceses terão pela frente, no Grupo I, a complicada seleção norueguesa, além de Senegal e o vencedor da repescagem entre Bolívia, Suriname e Iraque. Os “hermanos” argentinos estão no Grupo J, com Argélia, Áustria e Jordânia.
As 48 seleções do Mundial foram divididas em 12 grupos definidos a partir do sorteio de quatro potes formados pelo ranking da Fifa – seis das equipes ainda serão definidas via repescagem, em março. Avançam ao mata-mata os dois primeiros colocados de cada chave e os oito melhores terceiros.
Apesar do sorteio dos grupos e da ordem das partidas nesta sexta, o Brasil e todas as outras seleções conhecerão somente no sábado os horários e locais dos jogos. A primeira fase da Copa vai de 11 a 27 de junho. Já o mata-mata começa no dia 28 de junho e termina em 19 de julho, data da grande decisão.
Confira todos os grupos
Grupo A
México
África do Sul
Coreia do Sul
Europa D (República Tcheca, Irlanda, Dinamarca ou Macedônia do Norte)
Grupo B
Canadá
Europa A (Itália, Irlanda do Norte, País de Gales e Bósnia)
Catar
Suíça
Grupo C
BRASIL
Marrocos
Haiti
Escócia
Grupo D
Estados Unidos
Paraguai
Austrália
Europa C (Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo)
Grupo E
Alemanha
Curaçao
Costa do Marfim
Equador
Grupo F
Holanda
Japão
Europa B (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia)
Tunísia
Grupo G
Bélgica
Egito
Irã
Nova Zelândia
Grupo H
Espanha
Cabo Verde
Arábia Saudita
Uruguai
Grupo I
França
Senegal
Intercontinental 2 (Bolívia, Suriname ou Iraque)
Noruega
Grupo J
Argentina
Argélia
Áustria
Jordânia
Grupo K
Portugal
Intercontinental 1 (R.D. Congo, Jamaica ou Nova Caledônia)
Uzbequistão
Colômbia
Grupo L
Inglaterra
Croácia
Gana
Panamá

