A previsão do tempo indica que Ribeirão Preto deve ter chuva quase todo dia neste mês de dezembro, intercalando calorão com temperaturas mais amenas
A Defesa Civil do Estado de São Paulo e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alerta de temporais para região, com rajadas de vento de até 60 quilômetros por hora (km/h). A formação de um ciclone extratropical no Sul do país deve influenciar diretamente o clima em São Paulo, trazendo chuva volumosa, rajadas de vento muito fortes – de 90 km/h em algumas localidades – e possibilidade de queda de raios e granizo em todas as regiões do estado.
A Secretaria de Infraestrutura e Zeladoria, vem executando desde domingo (7) uma força-tarefa emergencial para limpar e reorganizar a cidade após as fortes chuvas que atingiram especialmente as regiões Central e Oeste. As equipes seguem em ritmo ampliado com ações preventivas.
A operação inclui limpeza de bocas de lobo, recolhimento de resíduos, manutenção de áreas arborizadas, podas e extrações de árvores com risco iminente, garantindo maior segurança e melhor escoamento da água. Somente entre as chuvas dos dias 28 e 29 de novembro e o temporal do último domingo (7), a secretaria já realizou a retirada de 67 árvores. Choveu na madrugada desta segunda-feira, 8 de dezembro, e a previsão para ontem era de 17,4 milímetros de precipitação.
A temperatura máxima chegou a 28 graus Celsius, com mínima de 21ºC na madrugada a umidade relativa do ar acima de 60%. Segundo a Climatempo, nesta terça-feira (9) pode ter temporal à noite na cidade: são esperados 37,1 milímetros de precipitação, com pancadas no final da manhã e da tarde. A temperatura fica entre 21 graus Celsius e 25ºC.
Na quarta-feira (10) o volume deve ser de 10,1 milímetros, com chuva rápida durante o dia e à bnoite. O clima continua ameno para esta época do ano, com os termômetros marcando entre 21ºC e 28ºC. A umidade segue acima de 60% na maior parte do dia, aponta a Climatempo Na quinta (11) ainda pode ter chuva isolada e o calorão volta, com volume de 0,7 milímetro e temperatura oscilando entre 21ºC e 32 graus.
Devem ocorrer pancadas de chuva de manhã, muitas nuvens à tarde e tempo firme à noite. Os termômetros devem marcar entre 22ºC e 29ºC na sexta-feira (12) e há possibilidade de chuva forte e rápida durante o dia e |à noite, com volume estimado em 11,9 mm. No sábado (13), a mínima fica em 21ºC e a máxima, em 29 graus, com algumas nuvens. Há possibilidade de chuva rápida e isolada. São esperados 5,9 milímetros.
No domingo (14), os termômetros devem marcar entre 22ºC e 26ºC. O risco de temporal permanece, com previsão de 8,8 milímetros de precipitação. Será um dia com muitas nuvens e nublado de manhã, com tempestade à tarde e noite chuvosa.
Devido à chuvarada, a umidade relativa do ar deve permanecer acima de 60%. De acordo com a Climatempo, há previsão de temporais no início da próxima semana. A chuva deve continuar pelo menos até dia 20, segundo a meteorologia Os dados da Climatempo foram atualizados às 18 horas desta segunda-feira.
O cenário pode mudar de uma hora para outra, de acordo com as informações que chegam via satélite. A primavera começou oficialmente às 15h19 de 22 de setembro e segue até 21 de dezembro, quando tem início o verão. A média de chuva para outubro na cidade é de 122 milímetros, mas terminou o mês com cerca de 100 mm, quantidade que representa 82% do total esperado.
Para novembro, a expectativa era de 175 mm, mas fechou em 180 mm (dado revisado), volume que indica 103% do total. A média em dezembro é de 227 mm e até a manhã de ontem estava em 28 mm, índice que corresponde a 12,43% do total estimado.
A Defesa Civil alerta que em caso de tempestades, a orientação é evitar áreas alagadas, não se abrigar debaixo de árvores, afastar-se de janelas e estruturas metálicas e, se possível, permanecer em local seguro até o término da instabilidade.

