Tribuna Ribeirão
Geral

Filhote de onça vai para Pitangueiras

Cacique, um filhote de onça-pintada melânica – a “onça preta” – de oito meses, foi transferido ontem para o Zoológico Sonho de Criança, em Pitangueiras (Divulgação)

Cacique, o filhote de onça-pintada melânica que estava em tratamento no Bosque Fábio Barreto, foi para o zoológico de Pitangueiras



Cacique, o filhote de onça-pintada melânica (Panthera onça) – a popular “onça preta” – de oito meses que estava em tratamento no Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto, foi transferido nesta terça-feira, 9 de dezembro, para o Zoológico Sonho de Criança, em Pitangueiras, na região metropolitana.

Na manhã de ontem, o felino passou por uma bateria de exames físicos e laboratoriais para atestar sua saúde e segurança antes da viagem. O animal estava sob os cuidados da equipe do Bosque Fábio Barreto desde o começo do mês de novembro.

O procedimento de transferência da onça-pintada está previsto no ecossistema de manejo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em parceira ao Plano de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (PAN), do governo federal.

O PAN tem como objetivo garantir a conservação ambiental e das espécies, bem como auxiliar na promoção do bem-estar para os animais silvestres. A iniciativa reforça o compromisso do Bosque Fábio Barreto com a conservação ex situ (fora do local) da espécie, considerada ameaçada de extinção.

O encaminhamento de Cacique para Pitangueiras ocorreu após a conclusão de outra etapa do plano de manejo: a transferência da onça-pintada atualmente residente no Zoológico Sonho de Criança para o de Curitiba, no Paraná. 
Essa articulação nacional otimiza o uso dos recintos, fortalece a diversidade genética dos indivíduos em cativeiro e segue as diretrizes do Comitê do Studbook, responsável pelo monitoramento genealógico da espécie.

O Bosque Zoológico Fábio Barreto já mantém uma onça-pintada melânica, Juma, recebida em junho de 2024, e reafirma seu papel essencial na conservação da fauna brasileira ao integrar ativamente esta rede colaborativa. O tratamento de Cacique reforça a relevância do zoo como espaço técnico, comprometido e alinhado às diretrizes nacionais de preservação da onça-pintada.

O Bosque Fábio Barreto abre de quarta-feira a domingo, das nove horas às 16h30. A entrada é gratuita. O zoo não abre às segundas e terças-feiras, a não ser em datas específicas. Fica na rua Liberdade s/nº, no bairro Campos Elíseos. Mais informações podem ser solicitados pelos telefones (16) 3636-2283 e 3636-2513.

Postagens relacionadas

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3 mi

Redação 1

PUBLICIDADE: Hiper Saúde – Ribeirão e região

Redação 1

Ano começa com sete mortes no trânsito em RP

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com