Por: Adalberto Luque
Um homem de 48 anos foi preso, na noite desta segunda-feira (15), por tentativa de extorsão. O crime ocorreu em Uberaba (MG) e foi praticado contra um empresário de 67 anos.
De acordo com a Polícia Militar de Minas Gerais, o homem teria se apresentado como policial federal. Ele estava em frente à casa onde o empresário mora. Assim que o homem saiu para o trabalho, ele o abordou citando que o veículo estava com problemas na roda.
Apresentou a credencial da Polícia Federal e disse ser perito de trânsito. Em seguida, mostrou uma arma de fogo e o empresário foi obrigado a entrar no carro do falso PF.
Saíram do local e foram para outra área, onde o golpista fez chamada de vídeo para o filho do empresário. Ele exigia o pagamento de R$ 9 milhões em criptomoedas. Fez várias ameaças à vítima, caso não recebesse a quantia pedida.
Depois de algum tempo e muito terror, a vítima foi deixada em um ponto de Uberaba sem que o golpista recebesse o valor exigido. Ele fugiu no carro. O empresário teria acionado a Polícia Militar, passando as características do suposto agente da PF.
As informações foram passadas para a Polícia Militar do Estado de São Paulo, direção para onde o suspeito seguiu. Na noite desta segunda-feira, o carro foi localizado seguindo pela Rodovia Anhanguera (SP-330), na pista sentido Sul, rumo à capital.
O carro foi abordado próximo a Cravinhos. O condutor, identificado como Jamilton de Souza, foi encontrado com uma réplica de arma de fogo, que teria sido usada para ameaçar o empresário. Também estava com três celulares e a falsa credencial da PF. Encaminhado para a Central de Polícia Judiciária (CPJ), no Centro, foi preso em flagrante e ficou à disposição da Justiça para responder por tentativa de extorsão. A reportagem não encontrou a defesa do detido.

