Trabalhos fazem parte de reorganização da infraestrutura aérea da cidade
A regularização de fios soltos de telecomunicações foi iniciada nesta semana em avenidas da região Norte de Ribeirão Preto. Os trabalhos começaram na segunda-feira (5) e estão sendo realizados nas avenidas Brasil e Thomaz Alberto Whately, sob coordenação da Comissão de Infraestrutura Aérea de Ribeirão Preto (Coinfarp).
A ação faz parte de um processo de reorganização da infraestrutura aérea urbana que já passou por outras regiões da cidade. Intervenções semelhantes foram concluídas nas avenidas Nove de Julho, Portugal, Paschoal Innecchi, Jerônimo Gonçalves e no entorno do Aeroporto Leite Lopes.
Em vias como Independência, Patriarca, Cásper Líbero, Pedreira de Freitas, Dom Pedro, Francisco Junqueira e Meira Júnior, a adequação ocorreu de forma parcial, com previsão de conclusão conforme a programação dos serviços.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Zeladoria, o cronograma prioriza avenidas com maior fluxo de veículos e pedestres. As ações tiveram início em agosto de 2025, inicialmente no quadrilátero Central, e posteriormente foram ampliadas para o Parque Ribeirão Preto.
Segundo a pasta, o objetivo da regularização é reduzir riscos relacionados à fiação irregular, além de melhorar a organização da paisagem urbana. Um novo cronograma com as próximas etapas deverá ser apresentado ainda neste mês, durante reunião da Coinfarp.
A coordenação técnica da operação é feita pela CPFL, enquanto as empresas de telefonia e telecomunicações são responsáveis pela retirada e adequação dos cabos que estão em desacordo com as normas vigentes. A fiscalização envolve diferentes órgãos municipais, entre eles a Prefeitura de Ribeirão Preto, a Guarda Civil Metropolitana e a RP Mobi.

