Nesta quarta-feira (14), chuva de doze milímetros fez o ribeirão Preto transbordar na avenida Maurílio Biagi
Na tarde de terça-feira, 13 de janeiro, uma árvore da espécie sibipiruna caiu sobre três carros que estavam parados no cruzamento das avenidas Pio XII e Primeiro de Maio, em frente ao Conjunto Habitacional Dom Manoel da Silveira Delboux, na Vila Virgínia, Zona Oeste, aguardando o sinal do semáforo ficar verde. Duas pessoas tiveram ferimentos leves.
Atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foram levadas a unidades de saúde. O Corpo de Bombeiros e a RP Mobi foram acionados para atender a ocorrência. A árvore caiu pela raiz devido às rajadas de vento de até 65 quilômetros por hora (km/h) registradas durante o temporal que caiu em Ribeirão Preto.
Agentes da corporação e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Zeladoria tiveram muito trabalho para socorrer as vítimas e retirar galhos e troncos do local. Um dos veículos conseguiu sair sem ajuda. O serviço continuou durante a manhã desta quarta-feira (14). Na noite de terça, o trecho foi interditado.
A CPFL Paulista foi acionada e suspendeu o fornecimento de energia elétrica na região para que a árvore fosse retirada. O trânsito no sentido bairro-Centro foi desviado, pois a via ficou totalmente interditada. O temporal causou transtornos em outros pontos de Ribeirão Preto.
Houve alagamento na rua esquina das ruas Raul Pompéia e São Francisco, na Vila Albertina, no acesso da avenida Eduardo Andrea Matarazzo , a Via Expressa Norte, à região do Ipiranga. O local é ponto crítico e inunda toda vez que chove forte na cidade. Dois semáforos deixaram de operar na avenida Caramuru.
O volume de chuva foi de aproximadamente 40 milímetros na cidade, em média, com pico de 56 mm na Zona Leste e 45 mm em Bonfim Paulista. As rajadas de vento chegaram a 65 km/h, a segunda maior velocidade do estado. Em Franca, choveu 80 mm na terça-feira, maior volume entre todos os 645 municípios paulistas. Faltou energia elétrica nas regiões Sul e Leste da cidade devido à pane em transformadores causada pela ventania.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta de tempestades para todo o território paulista. O aviso é válido até sexta-feira (16). Conforme o órgão, um sistema meteorológico próximo da Região Sudeste criará condições para chuvas intensas que podem “ocorrer em forma de tempestades, acompanhadas por descargas elétricas, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo”.
As chuvas serão mais intensas nesta quinta-feira, 15 de janeiro, principalmente nos municípios que fazem parte da faixa leste do estado, informa a Defesa Civil. Segundo a Defesa Civil, os acumulados neste período vão variar por regiões. O volume nas regiões de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Barretos, Franca será médio, entre 30 e 40 milímetros.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta de temporais para região. A média de chuva para é de 254 mm, e o volume estava em 105,5 mm até a noite de ontem, 41,54% do estimado. Para esta quarta-feira, eram esperados 6,7 milímetros de chuva em Ribeirão Preto.
O dia virou noite no início da tarde de ontem e a precipitação foi intensa em algumas regiões da cidade, com muitos raios e trovoadas e ventos fortes. O ribeirão Preto transbordou e avenida Maurílio Biagi, na Zona Leste, inundou. O tráfego empacou. Houve enxurrada na avenida Leão XIII, na Ribeirânia, e no Jardim São José. Choveu doze mm ontem. A temperatura caiu um pouco, oscilando entre 20ºC e 30 graus Celsius.
Segundo a Climatempo, esta quinta-feira terá Sol com muitas nuvens a nublado e chuva de manhã. Os temporais chegam no final da tarde e à noite, com volume de 10,9 milímetros e temperatura oscilando entre 21ºC e 28 graus no período.

O dia virou noite em Ribeirão Preto início da tarde de ontem
Os termômetros devem marcar entre 21ºC e 29ºC na sexta-feira e há possibilidade de chuva forte durante a tarde e à noite, com volume estimado em 10,3 mm. O Sol aparece entre nuvens. No sábado (17), a mínima fica em 21ºC e a máxima, em 30 graus, com Sol e muitas nuvens. Há possibilidade de pancada de chuva à tarde e temporal à noite. São esperados 12,5 milímetros.
No domingo (18), os termômetros devem marcar entre 21ºC e 29ºC. O risco de pancadas de chuva no fim da manhã e à tarde permanece, com temporal á noite e previsão de 12,3 milímetros de precipitação. Será um dia com de Sol com algumas nuvens e nublado.
A umidade relativa do ar deve permanecer acima de 60%. De acordo com a Climatempo, a chuvarada deve continuar no início da próxima semana, com volume estimado em 11,4 mm e temperatura entre 21ºC e 27ºC na segunda (19) e 19ºC e 26 graus na terça (20), feriado do Dia de São Sebastião, padroeiro de Ribeirão Preto.
Os dados da Climatempo foram atualizados às 18 horas desta quarta-feira. O cenário pode mudar de uma hora para outra, de acordo com as informações que chegam via satélite. O verão começou oficialmente às 12h03 de 21 de dezembro e segue até 20 de março, quando tem início o outono.
A Defesa Civil alerta que em caso de tempestades, a orientação é evitar áreas alagadas, não se abrigar debaixo de árvores ou estacionar veículos nesses pontos, afastar-se de janelas e estruturas metálicas e, se possível, permanecer em local seguro até o término da instabilidade.
Recomenda ainda reduzir a velocidade, dirigir com atenção redobrada e não atravessar ruas alagadas. Em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 199, o Corpo de Bombeiros pelo 193, e os serviços emergenciais da Secretaria de Infraestrutura e Zeladoria, como limpeza de bocas de lobo e recolhimento de galhos ou árvores caídas, pelo número 156.
Em caso de muito calor e baixa umidade, a Defesa Civil recomenda que a população evite exposição ao sol nos horários mais quentes do dia. Principalmente das dez às 16 horas, e utilize protetor solar, bonés ou chapéus e roupas leves.
Também é essencial manter a hidratação constante, bebendo bastante água ao longo do dia – muita água, suco ou água de coco. A hidratação é essencial para manter o corpo em equilíbrio. Evite atividades físicas intensas ao ar livre nos períodos de maior calor.

