Por Hugo Luque
O Botafogo empatou em 1 a 1 com o Noroeste nesta quinta-feira (15), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela segunda rodada do Campeonato Paulista. Leandro Maciel abriu o placar no primeiro tempo, mas o time deixou o ritmo cair na etapa complementar e cedeu a igualdade.
Programada para iniciar às 19h, a partida começou com 45 minutos de atraso por conta da forte chuva que caiu em Ribeirão Preto. Mesmo com o campo molhado, as equipes fizeram um bom confronto.
Com mais essa igualdade, o Pantera agora soma dois pontos e ocupa, ao menos temporariamente, a 11ª posição, fora da zona de rebaixamento e abaixo do G-8, que assegura classificação ao mata-mata. O próximo jogo do Tricolor está marcado para domingo, às 18h, fora de casa, contra o Red Bull Bragantino.
O jogo
Após o apito inicial atrasado, o Botafogo não poderia ter começado melhor a partida. Logo no primeiro minuto, Léo Gamalho ajeitou de cabeça e a bola sobrou para Leandro Maciel, agora volante, que veio de trás e acertou um lindo chute no ângulo para abrir o marcador.
O futebol ofensivo, principal desafio enfrentado pelo técnico Claudio Tencati neste início de trabalho, foi visto. O Pantera permaneceu em cima do adversário em buscou o segundo gol. No entanto, o marcador continuou o mesmo até o intervalo.
Pouco antes da ida aos vestiários, o Noroeste subiu ao ataque e quase empatou com Carlão. O centroavante parou no travessão.
No segundo tempo, o Tricolor continuou em busca do segundo tento, mas teve dificuldades na hora da conclusão das jogadas. O Norusca, porém, também corria atrás do gol que empataria o confronto do interior.
Aos 17 minutos do segundo tempo, Victor Souza salvou o Bota. Primeiro, salvou cabeçada de Pedro Felipe. Na sobra, o goleiro se recuperou para defender finalização de Tauã.
Tencati, então, abriu mão dos três atacantes e reforçou o sistema defensivo com Carlos Eduardo. O Noroeste ganhou mais campo e passou a tentar cruzamentos na área botafoguense, até que, aos 33, Carlão teve mais uma oportunidade. Desta vez, de dentro da pequena área, ele não desperdiçou.
Depois disso, o técnico do conjunto ribeirão-pretano tentou lançar novamente sua equipe ao ataque ao promover a estreia de Márcio Maranhão. Aos 45 minutos, o jogador recebeu a bola de cara para o gol, caiu dentro da área e pediu pênalti, mas o árbitro não marcou.

