Igor Ramos
Não pegou nada bem as declarações do vereador André Rodini (Novo) sobre o aniversário de 125 anos do tradicional Mercado Municipal de Ribeirão Preto.
Além de as declarações terem gerado um pedido de investigação por falta de decoro parlamentar, enviada pelo ex-assessor parlamentar, Alexandre Meirelles Ribeiro, o Mercadão se manifestou em nota na manhã desta sexta-feira.
Em nota publicada nas redes sociais, a Associação dos Comerciantes do Mercado Central de Ribeirão Preto repudiou as falas de Rodini e defenderam o caráter popular, histórico e democrático do estabelecimento.
A entidade ainda afirmou que manifestações que ridicularizam ou desqualificam pessoas por sua condição social são inaceitáveis, mesmo quando tratadas como brincadeira, e reforçou que ações comemorativas realizadas no espaço têm como meta celebrar a cidade e sua população, sem qualquer associação e preconceito ou discriminação.
Ontem o Tribuna divulgou as supostas falas do vereador, e que foram levadas à Câmara pelo ex-assessor de Rodini.
Na ocasião, segundo o denunciante, ao ser informado pelo assessor, por mensagem de Whatssap, em um grupo do Gabinete, sobre a festa de aniversário – com bolo -, do Mercado Municipal, o vereador teria respondido por mensagem de texto. “Vai ter pobre fazendo pobriçe lá? Pegando bolo com balde?”. A mensagem foi anexada na denúncia.
Veja a íntegra da nota
A Associação dos Comerciantes do Mercado Central de Ribeirão Preto, representando seus permissionários, vem a público manifestar-se sobre a notícia que envolve declarações atribuídas a um vereador do município a respeito da distribuição de bolo em comemoração aos 125 anos do nosso querido Mercadão, realizada no mês de setembro de 2025.
O Mercado Central é um espaço histórico, popular e democrático, frequentado diariamente por pessoas de todas as origens sociais. Sempre foi — e continuará sendo — um local de convivência, trabalho digno, cultura e acolhimento da população ribeirão-pretana e de toda a região.
Os permissionários do Mercadão repudiam veementemente qualquer manifestação que desqualifique, ridicularize ou trate de forma pejorativa cidadãos em razão de sua condição social, ainda que sob o pretexto de brincadeira. Eventos comemorativos realizados em espaços públicos têm como finalidade celebrar a cidade e sua gente, jamais podendo ser associados a preconceito, discriminação ou estigmatização.
Reafirmamos nosso compromisso com o respeito, a inclusão e a dignidade humana — valores que fazem parte da história do Mercado Central e do cotidiano de todos que nele trabalham. Esperamos que os agentes públicos, especialmente os eleitos, atuem com responsabilidade, empatia e respeito para com a população que sustenta e dá vida à nossa cidade.
Ribeirão Preto é plural.
O Mercadão também.
Associação dos Comerciantes do Mercado Central de Ribeirão Preto
Em nome dos permissionários

