A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou na última segunda-feira, dia 12, as obras de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque dos Flamboyans. A nova unidade amplia a rede de atenção básica do município e atende a uma demanda antiga dos moradores da região, reforçando o acesso aos serviços de saúde.
O investimento total é de R$ 10.638.000, sendo R$ 5.291.345 provenientes do Ministério da Saúde, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), e o valor restante como contrapartida do município. O prazo previsto para a conclusão da obra é de 12 meses, contados a partir do início efetivo dos trabalhos.
A execução da obra ficará a cargo da empresa Griffo Engenharia e Construções Ltda., vencedora do processo licitatório, com acompanhamento técnico da administração municipal.

A implantação da nova UBS atende a um pedido antigo dos moradores da região. Atualmente, a população dos bairros Parque dos Flamboyans, Parque Residencial Cândido Portinari, Jardim Ângelo Jurca e Jardim Ouro Branco é atendida pela UBS Vila Abranches, localizada a cerca de 4,5 quilômetros de distância. Essa realidade dificulta o acesso aos serviços de saúde e contribui para a sobrecarga da unidade. Com a nova UBS, a expectativa é aproximar o atendimento da comunidade e reduzir a demanda da Vila Abranches.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Mauricio Godinho, a nova unidade terá papel estratégico na reorganização da atenção básica no município.
“Essa construção é fundamental para fortalecer a atenção básica nesta região da cidade. Além de atender a um pedido antigo da população, a nova unidade vai desafogar a UBS Vila Abranches, que hoje absorve uma demanda muito grande. Com uma UBS mais próxima, conseguimos oferecer um atendimento mais ágil, humanizado e com melhores condições tanto para os usuários quanto para os profissionais de saúde”, destacou o secretário.
Projeto
A UBS Parque dos Flamboyans terá aproximadamente mil metros quadrados de área construída e contará com 12 consultórios, sendo quatro com sanitário anexo, além de três salas de acolhimento.
A estrutura inclui salas de vacina, inalação, curativo, medicação e atendimento de urgência, três consultórios odontológicos, farmácia, sala para atividades coletivas, além de todos os ambientes de apoio e serviços necessários para o pleno funcionamento da unidade.

