Por Hugo Luque
O Botafogo conseguiu, enfim, sua primeira vitória no Campeonato Paulista e na temporada de 2026. O Pantera derrotou o Primavera por 1 a 0 nesta quinta-feira (22), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, com gol de Patrick Brey, pela quarta rodada do estadual.
Foi uma boa partida em Ribeirão Preto, com várias finalizações para os dois lados. O Tricolor bateu 23 vezes, oito delas na direção do gol, enquanto o Fantasma respondeu com 14 chutes, quatro deles no alvo.
A vitória para um público de 1.120 pessoas levou os botafoguenses a cinco pontos e tirou a equipe de Claudio Tencati da zona de rebaixamento. Além disso, o conjunto ribeirão-pretano ultrapassou o próprio Primavera, que soma quatro pontos na classificação.
O próximo compromisso do Bota é no domigo, às 18h30, fora de casa, contra o vice-líder Novorizontino.
O jogo
O Botafogo foi a campo com mudanças. Márcio Maranhão recebeu sua primeira chance como titular, enquanto Gabriel Inocêncio foi da lateral-esquerda para o lado direito e deixou Patrick Brey no flanco canhoto.
Em busca da primeira vitória sob o comando de Tencati, o time partiu para cima e obrigou Victor Hugo, goleiro do Primavera, a trabalhar em boas chances. Longe de Indaiatuba (SP), os visitantes apostaram nos contragolpes e encontraram alguns espaços.
A melhor oportunidade do Fantasma foi de Gabriel Poveda, que cabeceou no travessão de Victor Souza. Pouco antes do intervalo, Leandro Maciel respondeu com uma finalização de cara para o gol. O argentino, no entanto, finalizou em cima do arqueiro rival.
A primeira boa chance da etapa final veio de Morelli, que desviou com o joelho para fora, aos cinco minutos. Tencati, então, decidiu lançar seu time ainda mais para cima ao colocar Marquinho e Kelvin. O Primavera permaneceu de olho nas transições rápidas e chutes de longa distância.
Aos 21, Poveda chegou a marcar para os visitantes, mas o lance foi parado por impedimento. Se a batida do Fantasma não valeu, a finalização seguinte do Pantera contou. Aos 29, Patrick Brey recebeu a bola na entrada da área e acertou um belo chute cruzado para abrir o marcador.
Na sequência, o Primavera tentou responder com Paulo Baya, mas parou em boa defesa de Victor Souza. Já nos acréscimos, Baya, que já havia sido substituído, acabou expulso por reclamação no banco de reservas. O Tricolor conseguiu manter a cabeça no lugar e conquistou seu primeiro triunfo oficial no ano.

