Rosemary Conceição dos Santos*
De acordo com especialistas, Juan B Gutierrez é um autor colombiano radicado nos Estados Unidos, conhecido principalmente por suas contribuições teóricas e práticas para o campo da ficção hipertextual. Nascido em Bogotá, Gutiérrez formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Nacional da Colômbia., em 1996. Neste mesmo ano, aos 23 anos, ganhou o Prêmio Internacional de Literatura Carlos Castro Saavedra em Medellín, Colômbia, e recebeu uma Bolsa Nacional de Literatura do Ministério da Cultura da Colômbia para escrever o romance digital sobre o primeiro voo dos Irmãos Wright. Nos dois anos seguintes, também recebeu duas bolsas nacionais do Instituto de Cultura de Bogotá para escrever o romance digital “Condições Extremas”. Esses dois romances são considerados os primeiros romances hipertextuais em língua espanhola. Romances hipertextuais são obras literárias digitais ou impressas que, em vez de uma narrativa linear, oferecem múltiplos caminhos e escolhas ao leitor, usando links (em obras digitais) ou referências (em impressas) para criar uma experiência não linear e interativa, onde o leitor decide como a história se desenrola, como exemplificado por livros-jogo ou obras clássicas com estruturas ramificadas, como “O Jardim dos Caminhos que se Bifurcam” de Borges.
Mudando-se para os Estados Unidos em 2001, o autor realizou um doutorado em biologia matemática pela Universidade Estadual da Flórida, sendo, atualmente, professor de bioinformática e matemática na Universidade da Geórgia. Neste ambiente, desenvolveu o sistema de criação literária em hipertexto, conhecido como Literatronica, que utiliza um mecanismo de IA para adaptar trechos narrativos aos leitores com base em sua interação com o sistema.
Pesquisador e autor, Gutiérrez insiste que a Colômbia deve se comprometer com a paz investindo no desenvolvimento de sua ciência, voltada à exploração de maiores projeções como nação. Como exemplo, cita os Estados Unidos, que investiram 136.499 milhões de dólares em pesquisa em 2015, o que representou US$ 428 per capita, ou 0,76% do Produto Interno Bruto, enquanto na Colômbia o investimento per capita é de US$ 2,60, ou 0,000033% do PIB.
Suas obras mais conhecidas são experimentos de narrativa digital conhecidos como “literatrônica”: “Condiciones Extremas” (1998) é considerada uma das primeiras novelas digitais em espanhol, utiliza algoritmos para adaptar a história conforme as escolhas e o comportamento do leitor. “El primer vuelo de los hermanos Wright”(1995/2006) é uma obra de ficção digital que explora eventos históricos através de uma estrutura hipertextual. “The LA Flood Project” (2011) é um projeto colaborativo de narrativa locativa e digital. “Contos de Ficção Científica” é uma coletânea de textos publicados em antologias tradicionais, como “La Sagrada Geometría”, na Antología Colombiana de Ciencia Ficción (2000).
Professora Universitária*



