Por: Adalberto Luque
A Delegacia da Receita Federal em Ribeirão Preto realizou, nesta quarta-feira (28), uma operação para fiscalizar encomendas que possam estar circulando irregularmente. A ação foi realizada no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, em Ribeirão Preto.
Durante a fiscalização, os fiscais apreenderam 103 pacotes contendo produtos que, a princípio, seriam enquadrados nos crimes de descaminho, contrabando e infrações a normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Durante a fiscalização, foram examinados diversos volumes postais, sendo identificados produtos cuja comercialização é proibida no país. Entre os itens retidos estão canetas emagrecedoras e cigarros eletrônicos, cuja venda é vedada pelas resoluções Anvisa nº 214/26 e nº 855/24, respectivamente.
Além desses produtos, a ação também resultou na apreensão de perfumes de origem estrangeira e aparelhos de telefonia celular. Conforme estimativa preliminar, o valor total das mercadorias retidas é de aproximadamente R$ 400 mil.

