Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Busca por nova CNH cresce em Ribeirão

Divulgação/Detran-SP e Marcello Casal Jr./Ag.Br. (detalhe)
Com fim da obrigatoriedade de aulas em autoescola e da baliza, na abertura de processos de habilitação cresceu 5,82% em Ribeirão Preto no mês passado

Estado de São Paulo tem aumento médio de 25% na abertura de processos de habilitação em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado

A busca pela primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apresentou alta em diversas cidades do estado de São Paulo no primeiro mês deste ano, já sob o modelo da CNH Paulista, que segue as diretrizes da CNH do Brasil e é mais acessível e moderna.

Em Ribeirão Preto, não foi diferente. O município registrou aumento de 5,82% na abertura de processos de habilitação em janeiro, entre os dias 1º e 28, na comparação com o mesmo período de 2025. Ao todo, foram abertos 1.291 processos de formação neste ano, ante 1.220 no ano passado, 71 a mais

Busca por CNH aumentou após mudança nas regras das auto-escolas

O crescimento da procura teve números expressivos ao longo do estado, que em média consolidou um aumento de 25% no movimento pela primeira habilitação. A capital, por exemplo, teve procura 35% maior por CNHs (24.640 x 18.270, no total). Em Campinas, a alta chegou a 43% (2.772 x 1.934). E, em São José dos Campos, a 50% (1.763 x 1.172). Presidente Prudente, com 55%, foi outra cidade com aumento expressivo. 

O novo modelo de habilitação procura simplificar e baratear as etapas de formação. Em janeiro, as mudanças levaram à extinção da baliza nas provas práticas e à inserção do carro de câmbio automático, além da adoção do teto de R$ 90 para os exames psicotécnico e médico, realizados somente em clínicas credenciadas, uma queda de 30% e 40%, respectivamente, ao que era praticado.

O Detran-SP vem implementando gradualmente as mudanças previstas na nova regulamentação, com foco na digitalização de etapas, redução de custos e ampliação do acesso à CNH. As informações oficiais sobre o novo modelo, etapas do processo, regras e orientações ao cidadão estão disponíveis na página da CNH Paulista.

Após mudar as regras e tornar as autoescolas facultativas no processo de obtenção da CNH, o governo federal registrou mais de 2,5 milhões de solicitações do primeiro documento. Os dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ainda apontam que quase um milhão de certificados do curso de formação de condutores (antigas aulas teóricas) foram emitidos.

O aplicativo CNH do Brasil, nova versão da Carteira Digital de Trânsito (CDT), também alcançou mais de 40 milhões de usuários. As mudanças, embora comemoradas por parte da população, não são unânimes. O CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, diz que as medidas, por mais que encurtem o processo para quem desejar tirar a carteira de motorista no Brasil, não vieram para melhorar a segurança no trânsito.

Após a publicação da norma da nova CNH pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em 10 de dezembro, o Detran-SP, que já vinha estruturando novo processo para habilitação, imediatamente viabilizou a aplicação do exame teórico em novo formato, a partir da implantação do curso online. No novo formato, o exame passou a ter uma hora de duração e a exigir 20 acertos, não mais 21.

Essa readequação no estado de São Paulo foi feita em tempo recorde. O Detran-SP foi o primeiro órgão de trânsito do país a ter um candidato aprovado no novo exame teórico, no dia 13 de dezembro, apenas três dias após a publicação da nova portaria sobre a CNH.

VEJA TAMBÉM

Homem morre ao fugir de abordagem da PM

Luque

Prefeitura informa 
reformulação do PIC

Redacao 5

Moradores relatam 
atraso na coleta do lixo

Redacao 5

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com