Por: Adalberto Luque –
Dois homens e uma mulher foram presos, na manhã desta terça-feira (3), em uma operação contra crimes de estelionato realizado pela Polícia Civil de Assis, localizada a 340 quilômetros de Ribeirão Preto, na região sudoeste do Estado de São Paulo.
O grupo foi preso em Guariba, região metropolitana de Ribeirão Preto e é apontado como integrantes do núcleo de uma organização criminosa que praticava golpes. A ação, denominada Operação Primeira Impressão, foi realizada a partir de investigações realizadas pelo 4º Distrito Policial de Assis.

O ponto de partida foi um Boletim de Ocorrência (BO) registrado no dia 27 de janeiro, quando uma empresa de Assis relatou ter sofrido um golpe de R$ 90 mil, com a venda de mercadorias para os fraudadores. Os policiais apuraram que o grupo utilizava indevidamente dados de CNPJ legítimos para as compras.
Para dar ar de legitimidade da operação, eles pagavam uma entrada ao vendedor e alteravam os endereços de entrega. Depois de receberem a mercadoria, os golpistas interrompiam o pagamento das demais parcelas e bloqueavam todos os meios de contato entre a empresa vítima e os supostos clientes.
Os policiais civis apuraram que as mercadorias haviam sido entregues em endereços nas cidades de Botucatu, Araras e Pirassununga. Pelo menos 10 pessoas foram identificadas por envolvimento no esquema, que teria sido aplicado em outras cidades. O núcleo da organização, de acordo com o apurado, eram três moradores de Guariba.
A operação cumpriu 26 mandados de busca e apreensão e oito de prisão temporária. Foram capturadas seis pessoas investigadas, outras duas são consideradas foragidas. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Guariba, Motuca e Rincão, na região, além de Pirassununga, Botucatu, Araras e Hortolândia.
Durante os mandados de busca, dispositivos eletrônicos e outros objetos de interesse das investigações foram apreendidos. Os seis presos foram levados para delegacias e, após interrogados, seguem para estabelecimentos prisionais, ficando à disposição da Justiça. Vão responder por estelionato, organização criminosa e receptação. As investigações prosseguem.

